Amazonas Cidade Destaques Educação Manaus

19 de maio: Dia do Estudante de Direito

EDUCAÇÃO – Neste domingo,19 de maio, é a data em que é celebrado o Dia dos Estudantes de Direito. A ocasião homenageia os alunos que se dedicam a aprender as leis e códigos, e exercer a justiça, com coragem e paixão pela profissão.
O coordenador do curso de Direito da Faculdade Martha Falcão Wyden, Antônio de Azevedo Maia, explica que o Dia do Estudante de Direito é comemorado no Brasil em 19 de maio está relacionado à fundação das duas primeiras faculdades de direito do Brasil, em 1827, localizadas em São Paulo (Faculdade de Direito do Largo de São Francisco) e em Olinda (atualmente Faculdade de Direito do Recife). Essas instituições marcaram o início do ensino jurídico no país .
“Essa data é uma oportunidade para reconhecer e celebrar os esforços dos estudantes de direito, que estão se preparando para desempenhar papéis importantes na sociedade. A carreira de direito oferece múltiplas oportunidades e desafios, exigindo dos profissionais uma constante atualização e dedicação. Os profissionais formados em direito podem trabalhar como advogados, promotores, juízes, defensores públicos, delegados de polícia, entre outras funções. Além disso, muitos bacharéis em direito também seguem carreiras acadêmicas ou assumem posições em empresas privadas, ONGs, ou no setor público”, reforça o coordenador.
Portanto, segundo ele, o Dia do Estudante de Direito é um momento especial para celebrar e refletir sobre a importância dessa formação na construção de uma sociedade justa e democrática.
Ser um estudante de Direito é o sonho de muitos brasileiros que aspiram ingressar no ensino superior. Uma explicação lógica para isso é o vasto leque de opções que se abre para um bacharel em Direito. Além de prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogar, também é possível usar o diploma para participar de diversos concursos públicos relacionados à área jurídica.

Para estimular os futuros bacharéis em Direito, a Faculdade Martha Falcão Wyden realizou, no último dia 27 de abril, um evento para celebrar o início da vida acadêmica dos alunos de Direito, realizando a Cerimônia do Vade Mecum. O evento contou com a participação de 30 acadêmicos do 2º período do curso de Direito e foi realizado no auditório da faculdade, localizada na rua Natal, Nº 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
O Vade Mecum é o livro mais utilizado por estudantes e profissionais da área de Direito, essencial para consultar os textos mais importantes da Constituição, códigos e legislações vigentes.
Para a diretora da FMF Wyden, Carla Sena, o ato representa a importância da busca incessante pelo conhecimento jurídico e da responsabilidade de serem agentes de transformação social. “O Direito é uma ferramenta poderosa que, nas mãos de profissionais éticos e comprometidos, pode promover a justiça e defender os direitos de todos”, disse.
A data homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para exercer profissões relacionadas à defesa da justiça, sejam advogados, juízes, desembargadores, entre outros.
Para o estudante de Direito da Faculdade Martha Falcão, Marco Antonio Monteiro Moreira, a cerimônia do Vade Mecum foi um momento muito especial na vida dele.
“Tanto pessoal como profissional, pelo simbolismo da jornada do curso e também pela alegria e momentos especiais que pude oferecer para minha família que estava presente, foi uma excelente oportunidade de celebrar a vitória. Eu e minha família ficamos muito honrados pela Faculdade Martha Falcão proporcionar momentos emblemáticos como este na vida do acadêmico do curso de Direito. Parabéns a todos os envolvidos que fizeram este evento acontecer”, declarou o discente.

***Com informações de assessoria

Related posts

STF dá dez dias para Presidência se manifestar sobre sigilo

Redação

Fórum Permanente de Articulação da ZFM acontece nesta terça-feira (14)

Redação

Ministro defende “crescimento sustentável” de previdência privada

Redação

Deixe um comentário