Amazonas Brasil Destaques Economia Manaus Política

Sidney Leite questiona ministro de Minas e Energia sobre matriz sustentável e armazenamento

POLÍTICA – O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), participou nesta quarta-feira (19), da reunião na Comissão de Minas e Energia, que contou com a presença do ministro Alexandre Oliveira, que respondeu questionamentos sobre a situação energética no país, como o processo de armazenamento e uma possível mudança na matriz, a partir de uma solução mais sustentável como o gás.
O parlamentar  começou seu discurso destacando a união da bancada do Norte que tem sido de suma importância para a discussão de pautas comuns da Amazônia, como a geração de energia, uma vez que essa região é isolada do restante do país. 
“A nossa região tem um dos maiores sistemas isolados do mundo. E eu lhe pergunto: nós temos uma grande reserva de gás natural, o ministério não pensa em trabalhar e fazer um leilão para mudar essa matriz que está lá, do diesel para o gás?”
Outro ponto abordado por Sidney durante a sua fala, foi a situação do armazenamento  de energia, para que possa ser feito o adensamento da cadeia, e ao invés de se exportar minério, o Brasil passaria a produzir o lítio em casa, gerando empregos e fortalecendo a indústria nacional.
“Essa solução de produzir o lítio ajudaria incluse a resolver problemas comuns como o apagão que aconteceu com aquele pico de energia no estado do Ceará, além de contribuir para a transição energética, inclusive no estado do Amazonas e do Pará, que são sistemas isolados”,  pergunta Leite
O deputado defendeu ainda que o Luz para Todos seja apenas Luz para a Amazônia, devido as dificuldades logísticas e diferenças do restante do país, como uma interrupção no serviço de energia devido um galho de árvore que quebra. O federal criticou a demora de até 60 dias para solucionar o problema, prejudicando comunidades inteiras, além das que ainda não tiveram acesso à energia elétrica, número que ultrapassa um milhão de pessoas.

***Com informações de assessoria

Related posts

Deputado Sidney Leite propõe mudanças no financiamento do agronegócio para impulsionar setor rural

Redação

Prefeitos de Manaus e Sorocaba prestam apoio a Bolsonaro

Redação

Semed e Seduc oferecem mais de 250 mil novas vagas para alunos novatos nas redes públicas de ensino

Redação

Deixe um comentário