Amazonas Destaques Educação Manaus

Yduqs realiza III Fórum ESG no dia 22

EDUCAÇÃO – No dia 22 de maio, a Yduqs promoverá sua principal agenda do ano sobre o tema ESG. Grandes organizações, parceiros e lideranças se reunirão no III Fórum ESG em uma programação especial para refletir sobre os avanços nas frentes de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Nos últimos anos, a Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG no campo da Educação, trilhando um caminho consistente rumo a práticas mais responsáveis e sustentáveis. O Fórum representa uma oportunidade ímpar para compartilhar essa trajetória e, mais importante ainda, para delinear os próximos passos em direção a um futuro mais promissor. Para garantir que o conhecimento e os debates cheguem a um público ainda mais amplo, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do grupo educacional no YouTube, o Yduqs TV.

Neste ano, a programação será dividida em diversos espaços, formatos e painéis com o objetivo de oferecer experiências únicas alinhadas aos interesses de cada participante. Desde debates sobre inclusão e diversidade, passando por questões climáticas, até discussões sobre o papel das empresas na promoção da sustentabilidade, o III Fórum ESG promete ser um catalisador de ideias e ações para uma sociedade mais justa e sustentável.

A vice-presidente do grupo educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, Claudia Romano, destaca a importância do evento. “Reunimos um enorme capital social e intelectual em cada uma das nossas instituições de ensino. Temos os melhores professores do Brasil e um time incrível. Durante o evento teremos uma oportunidade extraordinária de compartilhar esse valor com a sociedade. Nosso Fórum funciona como uma vitrine daquilo que temos construído com muita dedicação e que está impactando a vida dos nossos mais de 1,4 milhão de alunos, além de nossa imensa comunidade, por meio de iniciativas como o Instituto Yduqs”.

O evento também marcará o lançamento do movimento do Pacto Global da ONU no Rio de Janeiro. A agenda tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil e foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras STEM (agrupamento de disciplinas educacionais em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para falar sobre o tema, a Yduqs, o Pacto Global da ONU e a Globo vão apresentar o painel “Movimento Educa 2030 – Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial”, onde será abordado o papel fundamental das empresas na promoção da educação no país para um mundo mais próspero e justo.

“Desde o lançamento de nossas 24 metas ESG em 2022, avançamos significativamente, alcançando o patamar de excelência global em sustentabilidade com o rating ‘AA’ da MSCI. A Yduqs tornou-se embaixadora do Movimento Educa2030 ao lado do Grupo Globo, integrou o Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e alcançou a importante marca de empresa Carbono Neutro. São avanços que, acima de tudo, contribuem para um futuro mais justo e sustentável. Este evento não apenas celebra nossas conquistas, mas também visa inspirar a sociedade para ações futuras, onde a educação, a sustentabilidade e a responsabilidade social estão no centro”, conclui Cláudia.

Outro tema crucial para os dias atuais será debatido no painel “Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação”. No primeiro bloco, representantes do Y20 vão conduzir uma reflexão profunda sobre essa problemática e o impacto do racismo ambiental na vida dos jovens. Em seguida, o Movimento LED, Luz na educação, promovido pela Globo, trará um painel com iniciativas que buscam soluções para as questões de mudança do clima por meio da educação. O movimento promove diálogos e conecta diversos agentes da sociedade por meio de uma premiação, um festival e uma comunidade comprometida com o futuro sustentável do país. Raul Santiago, gestor de Projetos Sociais e integrante do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, além de diretor-executivo do Instituto Papo Reto e fundador da Iniciativa PIPA, é um dos palestrantes desse painel e destaca a importância da discussão para a nossa sociedade.

“Participar deste evento é uma oportunidade valiosa para abordar como a juventude das periferias pode liderar a luta contra as mudanças climáticas. Como morador do Complexo do Alemão, trago uma perspectiva real sobre esses desafios. Sempre reconheci e valorizei o papel transformador da educação. Embora tenha viajado pelo Brasil e pelo mundo, é no Complexo do Alemão que compartilho o conhecimento adquirido, na esperança de inspirar nossos jovens a construir um futuro mais sustentável e inclusivo”, observa Raul.

Vale destacar que o evento também será uma das iniciativas em preparação ao encontro do G20 – fórum de cooperação econômica internacional. No Brasil, a reunião da Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

Lançamento do Mediversidade

No dia 21, ocorrerá o pré-evento do Fórum, com o lançamento do programa Mediversidade. O projeto, que é inédito no mundo da formação médica, irá acontecer nas unidades do Instituto de Educação Médica (IDOMED) e tem como objetivo contribuir para uma medicina mais inclusiva, com ações que vão além da sala de aula impactando todo o ecossistema da medicina.

Durante o evento, ocorrerá uma roda de conversas que abordará três temas principais: invisibilidade, representatividade e viés na medicina. A ação visa promover as primeiras ações do programa, com maior destaque ao viés étnico-racial nesta sua primeira fase. Ao fim, será apresentado o compromisso público do IDOMED com a Medicina no Brasil, e o que será feito para formar profissionais ainda mais preparados e capacitados para cuidar de todas as pessoas.

Entre os compromissos e metas definidos para a primeira fase do programa, estão a revisão da matriz curricular do curso, a oferta de um curso de Letramento e Diversidade e Inclusão Étnico Racial, a oferta de bolsas de estudo com foco em diversidade, atendimento ambulatorial gratuito que leve em consideração as nuances da população negra e a criação de um fundo de investimento para apoiar o desenvolvimento de pesquisa e soluções para eliminar vieses e fomentar a diversidade, entre outros.

SERVIÇO:
III Fórum ESG
On-line, no canal da Yduqs no Youtube : https://www.youtube.com/@YDUQSTV
Segue o link com para as inscrições e com programação completa no site: https://www.forumesgyduqs.com.br/

21/05 AUDITÓRIO: pré-evento transmitido

Lançamento do programa “Mediversidade”

O IDOMED apresenta uma programação rica e detalhada, com a introdução do conceito de MEDIVERSIDADE e seu compromisso com uma medicina mais inclusiva. No Bloco 1, o tema da invisibilidade de profissionais negros na medicina é explorado, enquanto o Bloco 2 aborda a representatividade e a questão da saúde em várias regiões do país. O Bloco 3 discute os vieses na medicina e como eles afetam a capacidade técnica de atendimento. Cada bloco inclui uma introdução em vídeo, seguida de discussões e vivências compartilhadas pelos convidados. 

22/05 AUDITÓRIO – eventos confirmados e que serão transmitidos

9h: Lugar de Fala – O futuro não será desigual | Como as empresas podem ser agentes de mudança na luta contra a desigualdade.
10h: Instituto Ethos apresenta: Sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos.
11h: Empregabilidade: o futuro do mercado de trabalho e os novos desafios da educação.
13h: IbmeX: você conectado com ESG | Três palestrantes e docentes do Ibmec compartilham seus conhecimentos e expertises dentro da sustentabilidade.
14h45: Instituto Yduqs apresenta Educação que transforma: esporte, cultura e saúde como promotores de impacto social.
16h15: Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação.
18h: Yduqs, Pacto Global da ONU e Globo apresentam: Movimento Educa 2030 – Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial.

***Com informações de assessoria

Related posts

Sul-Americana: Corinthians e Fortaleza ficam no 1 a 1 na ida da semi

Redação

Oito municípios concentravam 25% do PIB nacional em 2019, diz IBGE

Redação

De olho na liderança do Brasileiro, Cruzeiro recebe o Fluminense

Redação

Deixe um comentário