Amazonas Cidade Destaques Economia Manaus Política

Senador Omar Aziz reúne bancada e prefeitos para antecipar ações de enfrentamento à estiagem no Amazonas

POLÍTICA – O Senador Omar Aziz reuniu a bancada do Amazonas e os prefeitos que participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília para discutir ações se antecipando ao enfrentamento da estiagem prevista para o segundo semestre no Amazonas. Omar destacou as ações planejadas para mitigar os impactos da seca, que historicamente afeta comunidades e deixa grupos isolados na região.
Em entrevista coletiva, Omar comentou também sobre a recuperação da BR-319, que ainda não é definitiva, e a continuação da dragagem emergencial dos rios. “O grande problema é o isolamento de comunidades”, disse o senador. “Temos comunidades indígenas e outras que ficam isoladas dos municípios e muitas vezes sem água devido à seca.”
O senador enfatizou a necessidade de um planejamento preventivo para evitar crises, como as queimadas ocorridas no ano passado. “Precisamos estar sempre preparados para o pior, para que não sejamos pegos de surpresa”, afirmou.
Omar também destacou o papel da bancada do Amazonas e dos prefeitos na coordenação dessas ações. O Senador prepara agora uma agenda de reuniões com diferentes ministérios para garantir que cada município receba o suporte necessário, de acordo com suas especificidades. “Cada município tem um problema diferente. No Juruá, por exemplo, só se chega de avião durante a seca”, explicou.
A discussão sobre o Fundo Amazônia também foi abordada. Omar defende a utilização do Fundo para ações preventivas, como a mecanização agrícola, evitando a prática de queimadas para preparar a terra. “O dinheiro do Fundo da Amazônia deve ser usado na prevenção, em parceria com prefeitos e o governo do Estado”, argumentou.
Por fim, o senador mencionou a importância de reuniões com os distritos sanitários indígenas para tratar do isolamento dessas comunidades durante a estiagem. Omar ressaltou a necessidade de preparação e cooperação para minimizar os impactos adversos da seca, assegurando que todos os recursos e ações estejam direcionados para as áreas mais afetadas.

Related posts

Força Nacional apoiará Funai na Terra Indígena Pirititi, em Roraima

Redação

Internacional se impõe e complica Vasco no Brasileirão

Redação

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 70 milhões

Redação

Deixe um comentário