Amazonas Destaques Política

Sidney Leite subscreve requerimento que solicita audiência pública sobre o transporte escolar no país

POLÍTICA – O deputado Sidney Leite (PSD-AM), deu um passo  na busca por soluções para um dos desafios da educação na região amazônica. Na manhã desta quarta-feira (20), o parlamentar subscreveu o requerimento 203 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, solicitando a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir o transporte público escolar em todo o país, com foco especial na situação enfrentada na Amazônia.

A região amazônica, com sua vastidão e geografia única, enfrenta desafios singulares quando se trata de garantir o acesso à educação. Diferentemente de muitas áreas urbanas, onde o transporte escolar terrestre é a norma, na Amazônia, o grosso do transporte escolar é fluvial, devido sua complexidade.

Uma das questões apontadas pelo parlamentar é que o transporte escolar fluvial não está previsto no Ministério da Educação, o que cria uma série de dificuldades burocráticas e financeiras para os municípios da região. 

“Na Amazônia o grosso do transporte escolar é fluvial e ele não está previsto no Ministério da Educação e o custo é muito maior do que o transporte terrestre. O Programa Nacional de Transporte escolar se tornou uma complementação para a grande maioria dos municípios da Amazônia.”

O Programa Nacional de Transporte Escolar que passou a ser  uma complementação vital para a grande maioria dos municípios da Amazônia, busca fornecer apoio financeiro para os municípios que enfrentam dificuldades em garantir o acesso à educação de qualidade por meio do transporte escolar que precisa cumprir também às medidas de segurança, o que onera ainda mais.

No estado do Amazonas, em particular, não há um único município do interior que não dependa predominantemente do transporte escolar fluvial. As comunidades ribeirinhas, muitas vezes isoladas devido à distância e à falta de infraestrutura terrestre, contam com esse serviço para garantir que suas crianças tenham acesso à educação.

***Com informações de assessoria

Related posts

STF retoma julgamentos com destaque para temas eleitorais e covid-19

Redação

Produção de motocicletas tem melhor resultado em 7 anos

Redação

Povos indígenas ocupam COP26 de forma inédita e reforçam que compromissos firmados precisam se transformar em ação

Redação

Deixe um comentário