No cenário educacional e profissional do Amazonas, os cursos técnicos e tecnológicos têm se destacado como caminhos promissores para a inserção no mercado de trabalho. Empresários locais das áreas de gastronomia, beleza e gestão ressaltam a importância da capacitação especializada para atender às demandas específicas de cada setor.
Ubirajara Neto, 19 anos, fez o curso de Desenvolvimento full stack e Estrutura de dados em Python, no Senac e hoje já está estagiando na área. “O Senac me abriu muitas portas. Atualmente, estou em um estágio na Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas – FAPEAM. Agradeço ao Senac pelos ensinamentos”, disse ele.
Os cases de sucesso se proliferam também em outros setores. Muitos empresários e empreendedores de salões de beleza de Manaus e do interior estão investindo na capacitação profissional.
Profissionais com formação técnica estão mais preparados para oferecer serviços de alta qualidade, acompanhando as tendências e técnicas mais recentes, o que atrai e fideliza clientes. Não só apenas na área de serviço mas também na gestão. O curso de Logística, oferecido pela Faculdade Senac no município de Itacoatiara, vem se destacando por proporcionar capacitação técnica com o objetivo de otimizar processos e melhorar a eficiência operacional, especialmente em regiões estratégicas.
A formação em logística prepara os alunos para enfrentar os desafios do transporte e distribuição de mercadorias na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. As oportunidades no mercado de trabalho para profissionais com formação técnica e tecnológica no Amazonas são amplas. Os setores como gastronomia, beleza e gestão estão em constante crescimento, demandando mão de obra qualificada. “Além disso, a expansão das atividades portuárias em Itacoatiara aumenta a procura por especialistas em logística”, enfatiza a diretora de educação do Senac Amazonas, Ellen Castro. Ela ainda afirma que investir em cursos técnicos e tecnológicos não só amplia as perspectivas de carreira dos indivíduos, como também fortalece a economia do estado, atendendo às necessidades específicas dos setores em ascensão
Áreas apontam crescimento de empregos formais no Amazonas em 2024
O estado do Amazonas encerrou o ano de 2024 com um saldo positivo de 36.772 empregos formais, alcançando um total de 553.873 postos de trabalho com carteira assinada, o que representa um aumento de 7,11% em relação a 2023, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 15.708 novas vagas, seguido pela Indústria, que adicionou 11.800 postos de trabalho. Embora os dados específicos para as áreas de tecnologia e cursos técnicos não estejam detalhados no levantamento, é notório que o setor de Serviços, que frequentemente demanda profissionais, foi o principal impulsionador desse crescimento.
A capital, Manaus, destacou-se na criação de empregos, registrando 4.666 novos postos em julho, elevando o total de trabalhadores formalizados na cidade para 489,8 mil. Outros municípios, como Iranduba e Itacoatiara, também apresentaram saldos positivos, indicando uma distribuição mais ampla das oportunidades de trabalho no estado.
No acumulado de janeiro a julho de 2024, o Amazonas registrou 24.226 novos empregos formais, contribuindo para o saldo nacional de mais de 1,49 milhão de novos postos no mesmo período. “Embora não sejam disponibilizados dados específicos para as áreas de tecnologia e cursos técnicos, o crescimento expressivo nesse segmento sugere uma demanda crescente por profissionais com formação técnica e tecnológica no Amazonas”, reiterou o Diretor da Faculdade Senac, Nailson Andrade.
*Da Assessoria Senac Amazonas