Amazonas Destaques Educação Manaus Tecnologia

WIT e Idesam firmam parceria para apoiar startups de biotecnologia na Amazônia

MANAUS – A incubadora tecnológica WIT está iniciando a execução de um programa de apoio a startups de biotecnologia em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), por meio do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO). A primeira beneficiada é a Biozer Pharma, spin off de desenvolvimentos farmacêuticos que elabora produtos farmacêuticos a partir de bioativos da Amazônia.
Segundo Rafael Teodósio, coordenador da WIT, a iniciativa é um marco na jornada da incubadora e converge com a missão da FPFtech (Fundação Desembargador Paulo Feitoza) de fortalecer o ecossistema de inovação, com foco em negócios que valorizam ESG, biotecnologia e bioeconomia.
De acordo com Teodósio, o ganho para as empresas apoiadas será imenso, já que elas poderão contar com toda a experiência em prestação de contas e qualidade jurídica da FPFtech. “Estamos trazendo todo nosso know-how, principalmente dos negócios da WIT, para auxiliar essas empresas a desenvolver seus produtos com menos preocupação e mais velocidade nos processos de compras e prestação de contas”, explicou Teodósio.
A coordenadora de projetos do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) do Idesam, Karol Barbosa, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento de novos bionegócios na região. “Esperamos com essa iniciativa o fortalecimento dessas startups de bioeconomia e que essa inovação seja disruptiva, e a sociedade tenha uma nova gama de produtos e serviços que contribua para a economia da nossa região”, afirmou Barbosa.
Para Domingos Amaral, diretor de operações da startup Biozer Pharma, a primeira startup apoiada nesta iniciativa da WIT, o apoio vai ajudar o negócio a avançar algumas etapas necessárias para chegar cada vez mais perto do consumidor final. “Como ele é um projeto que já vem de uma pesquisa, de estudos, então a gente espera agora avançar mais uma etapa, que é realmente chegar ao ponto de começar a colocar esse produto no mercado”, adiantou Amaral. 
Além da Biozer Pharma, que tem como carro-chefe principal um produto voltado para a cicatrização para pessoas diabéticas, outros cinco projetos de startups de bioeconomia devem ser beneficiados com a parceria ainda neste semestre, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação na região e contribuir para a economia local.

***Com informações de assessoria

Related posts

Morre, aos 91 anos, a cantora Elza Soares

Redação

Ações da Operação Enchente 2022 terá Auxílio Estadual para 100 mil famílias afetadas pela cheia

Redação

Presidente nomeia 17 desembargadores para 1ª composição do TRF6

Redação

Deixe um comentário