Educação

Rede estadual retoma aulas 100% presenciais em Manaus, com profissionais da educação e estudantes vacinados

Nesta segunda-feira (23/08), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, promoveu a retomada das aulas de maneira 100% presencial em todas as escolas da rede estadual de ensino em Manaus. Além de seguir devidamente os protocolos de segurança, o retorno conta com todos os 16.160 profissionais da capital vacinados com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 e estudantes imunizados com ao menos a 1ª dose.

A retomada completa na capital acontece 18 meses após a primeira paralisação. No interior do estado, a volta está prevista para o dia 8 de setembro.

De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Kuca Chaves, a retomada é fruto de um trabalho cuidadoso do Governo do Estado, contando com o aval do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levando em conta o atual momento de estabilidade quanto à proliferação da doença.

“Hoje, graças a Deus, Manaus passa por uma fase de controle, uma fase em que nós não podemos baixar a guarda em relação aos protocolos de saúde, mas isso nos trouxe a possibilidade de retornar de uma forma integral. Nós passamos a deixar o ensino híbrido presencial e passamos a ter a semana completa”, disse a secretária.

Com isso, as aulas nas 236 escolas de Manaus passam a ser de segunda à sexta-feira. Os alunos também deixarão de ser divididos em grupos A e B, e todas as séries e modalidades de ensino retornam à normalidade, com frequência nos cinco dias da semana.

Na Escola Estadual (EE) Cacilda Braule Pinto, situada no bairro Coroado, zona leste de Manaus, o clima era de animação entre os alunos, que chegaram cedo ao local. Para a estudante Larissa Duarte, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, o entusiasmo é por poder reencontrar os colegas de turma. “Bom, é de ver os amigos, mas seguindo as regras que tem que ser”, pontuou.

A saudade dos amigos também fez com que o jovem Luan Renan, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, fosse um dos primeiros a chegar à escola. Ele revela já ter tomado a primeira dose da vacina e que com isso, retorna animado e com mais vontade de aprender.

“Muito melhor, porque antes a gente ficava em uma sala com pouca gente, era muito chato também. Agora vou encontrar meus amigos na sala”, disse o estudante.

Reforço

Entre as mudanças que surgem com a reutilização do sistema 100% presencial, o acompanhamento das atividades remotas do Aula em Casa será utilizado como estratégia de reforço escolar, juntamente com o projeto Contraturno Digital. Com a retomada, os conteúdos serão vistos em sala de aula, no horário das aulas e as estratégias remotas serão facultativas.

Related posts

Projeto Escolas + Verdes quer levar sustentabilidade às salas de aula

Redação

Tendência de Contratação de Jovens para Vagas de Liderança Ganha Destaque no Mercado Empresarial

Redação

Cetam divulga edital com mais de 26 mil vagas para cursos no interior do Amazonas

Redação

Deixe um comentário