Amazonas Destaques Economia Manaus Tecnologia

FPFtech traz a Indústria 5.0 para o centro do debate na ExpoAmazônia 2023

MANAUS – Como se preparar para a nova revolução industrial é o debate central em torno da Indústria 5.0 que a Fundação Paulo Feitoza (FPFtech) traz para a ExpoAmazônia Bio&TIC, que acontece de 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções do Studio 5, zona Sul de Manaus. Além do _Amazon Code Challenge_, que dará vários prêmios por meio de desafios aos melhores programadores no evento, a fundação também promove uma palestra com o mestre em engenharia de produção e gerente de projetos da FPFtech, Ricardo Moura.
A palestra de Ricardo Moura está confirmada para quinta-feira (30), na sala 3 no Centro de Convenções, às 20h, sob o tema “Indústria 5.0: Como se preparar para a Quinta Revolução Industrial”. Para Ricardo Moura, o debate em torno da Indústria 5.0 deve ser pautado pelo impacto da ‘integração homem-máquina’. 
“Nessa palestra nós vamos fazer um paralelo sobre a Indústria 4.0 e a Indústria 5.0, pontuando algumas das principais características e tecnologias desse universo, o que engloba a integração homem-máquina, a personalização em massa, os Sistemas Ciber-Físicos (CPS), a manufatura distribuída e Sustentabilidade, entre outros”, explica Moura.
Na sua apresentação, o representante da FPFtech deve abordar ainda os desafios da Indústria 5.0, como a segurança cibernética, a resistência a mudanças, os investimentos necessários, além dos seus aspectos éticos e sociais. Ricardo Moura é engenheiro eletricista com mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e MBA em inovação e novos negócios pela New Mexico State University, com ampla expertise em estatística aplicada.
*Amazon Code Challenge promove desafios com premiação para programadores*
Ainda na programação da ExpoAmazônia BIO&TIC 2023, o _hackathon_ Amazon Code Challenge acontece nos dias 29 e 30 de novembro, com um desafio por dia contendo várias questões de programação, que deverão ser resolvidas utilizando as linguagens C/C++, Java ou Python. 
A premiação aos destaques na competição inclui tablets, smartphone e outros dispositivos eletrônicos. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online para participar da dinâmica, organizada em parceria com o Instituto Eldorado, o INDT e o Polo Digital de Manaus. 
Com apoio da FPFtech, a ExpoAmazônia BIO&TIC deve receber 16 mil visitantes em seus três dias de evento, que terá mais de 120 palestrantes e 85 startups expositoras. Além de gerar 900 empregos diretos e indiretos, a ExpoAmazônia BIO&TIC tem uma expectativa de geração de negócios da ordem de R$ 2,5 milhões.

***Com informações de assessoria

Related posts

Brasil e Argentina empatam sem gols em jogo muito disputado

Redação

Sorteio da Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio sobe para R$ 43 mi

Redação

PC-AM deflagra Operação Lula Molusco e apreende quatro toneladas de pescado em Manaus

Redação

Deixe um comentário