AMAZONAS – A Eneva, que é a maior operadora privada de gás natural on shore (em terra) do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia, divulgou, nesta quinta-feira (13/04/2023), os projetos Conexões Musicais, Vingadores, DICARA e Olha o Curumim, que vão beneficiar os jovens das regiões de Silves, Itapiranga e Itacoatiara, no interior da Amazônia.
Os anúncios foram feitos com a participação da população de Silves, que foi até a prefeitura para acompanhar a divulgação das novidades, feita em conjunto com o prefeito Paulino Grana. Estiverem presentes ainda o secretariado municipal, vereadores da câmara, agentes da sociedade civil e representantes dos projetos da OSB, da Associação Esportiva Vingadores, da Fundação Amazônia Sustentável e da Amazon Produções – todos fomentados pela companhia.
“Estamos muito empolgados para trazer projetos deste porte para auxiliar no desenvolvimento do interior do Estado. Um dos nossos focos é investir no futuro das crianças e adolescentes de regiões como Silves, Itapiranga e Itacoatiara. Sabemos que educação transforma vidas.” explica a diretora de ESG, Saúde & Segurança e Comunicação da Eneva, Anita Baggio.
Conexões Musicais: programa inédito para a transformação social com o uso da música
O Conexões Musicais é uma iniciativa inédita no Amazonas e que pretende impactar positivamente a população no interior do Estado por meio da música. Ele acontecerá nas escolas de Silves e Itapiranga com 130 horas de aulas gratuitas de capacitação, unindo inclusão social, música, educação e meio ambiente. Cerca de 200 alunos desses dois municípios serão beneficiados com atividades gratuitas de aperfeiçoamento musical e educação ambiental por meio de seminários. Além disso, o projeto prevê a realização de três concertos musicais, incluindo uma apresentação inédita da OSB, em conjunto com músicos locais, no dia 19 de outubro de 2023, no Teatro Amazonas, em Manaus.
Vingadores: iniciativa apoiada pela Eneva vai formar atletas
Outra novidade anunciada foi o programa Os Vingadores, que querem potencializar os talentos esportivos de crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, preparando esses jovens para que se tornem atletas de alto rendimento em futebol de campo e futsal. Graças à parceria com a companhia, será possível levar de Manaus para o interior do Estado a metodologia de ensino que capacitará esses alunos para que sejam jogadores de alta performance e possam ter condições de participar de campeonatos pelo Brasil com a Associação Esportiva Vingadores, que é parceira da Eneva nesta iniciativa.
DICARA: reforço da Cidadania dos jovens ribeirinhos
Durante a cerimônia nesta manhã, também foi divulgado o início da parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, responsável pelo projeto DICARA, que atua desde 2014 em diversos municípios do Amazonas. O objetivo é desenvolver integralmente a criança e o adolescente ribeirinho da Amazônia por meio da conscientização de seus direitos e deveres. No dia 25 de abril de 2023, com o apoio da Eneva, será realizado em Itapiranga o lançamento do DICARA, que executará oficinas socioeducativas, de informática, de manicure, de culinária regional etc. O DICARA também irá abrir um edital público convocando mão de obra local qualificada, com foco em Silves e em Itapiranga, para atuar como instrutores dessas oficinas.
Olha o Curumim: as crianças aprendendo e alertando sobre a segurança no trânsito
A companhia também vai ampliar o alcance do Olha o Curumim, que é um projeto da Amazon Produções fomentado pela Eneva, voltado para a educação no trânsito. São utilizadas representações teatrais interativas com crianças de quatro a sete anos, com o espetáculo “Olha o Curumim no Trânsito”. Em 2022, três mil crianças foram impactadas positivamente e, em 2023, este número irá dobrar, alcançando seis mil crianças de Silves, Itapiranga e Itacoatiara.
Enquanto o lançamento ocorria na prefeitura de Silves, no lado externo, era realizada uma feira com produtos locais, provenientes de iniciativas também apoiadas pela Eneva. A população pôde se conectar com integrantes de projetos como o Agroflorestais, de estímulo à bioeconomia, à geração de renda com uso da agricultura valorizando a floresta em pé, produção mel amazônico de abelhas sem ferrão; do café Robusta; e o Elas Empreendedoras, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para que sejam economicamente independentes por meio da fabricação de biojoias, produção culinária e artesanato.
Sobre a Eneva
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural on shore (em terra) do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².
Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada e de projetos já em fase de construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Celse – Usina de Porto de Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e estão em fase de implementação no Amazonas (Complexo de Azulão). Em renováveis, a Eneva possui dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, com destaque para o Parque Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia.
Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa e, em 2023, passou a fazer parte, pela primeira vez, da Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE da B3) – além de outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.
Eneva nas redes sociais www.linkedin.com/company/eneva.
Twitter, Instagram e Facebook: @enevabrasil
www.eneva.com.br
***Com informações de assessoria