Amazonas Destaques Manaus Política

Deputado Sidney Leite discute desafios logísticos na 119ª Reunião do CIEAM

POLÍTICA – Nesta sexta-feira (27/10), o deputado Sidney Leite (PSD-AM) participou da 119ª reunião ordinária do Conselho do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), onde discussão central foi desenvolvimento do Polo Industrial. Como membro integrante do grupo de trabalho da a Reforma Tributária, foi convidado também a falar sobre o processo de construção das propostas que visam não apenas beneficiar, mas principalmente proteger a Zona Franca.

Em seu discurso, Sidney  enfatizou o desafio logístico que afeta a região Norte, apesar de seu posicionamento estratégico para o mercado internacional, e destacou a falta de interligação com o restante do país, ressaltando o crescimento no escoamento de grãos e comparando ao porto de Santos, uma vez que atualmente representa 40% do potencial, mas que poderia ser ainda maior se soluções como a construção da BR-319 fossem efetivadas.

“Nós temos uma coisa  extremamente positiva que é a representação do arco Norte em 40% do escoamento de grãos que sai do Norte, isso é um porto de Santos e por isso a questão da dragagem e do balizamento é fundamental, sem contar que o Banco Mundial realizou um estudo e o número é alarmante. Se nós melhorarmos 12% da nossa logística, o nosso PIB cresce 38%, não são números pequenos e ninguém parece interessado em resolver isso”, disse.

Além das questões relacionadas às rodovias, o deputado trouxe à discussão os problemas dos portos e aeroportos no estado do Amazonas. Ele apontou que os portos e aeroportos, não estão preparados para descarregar contêineres de forma eficiente, ainda dependendo em grande parte do trabalho manual dos estivadores, prejudicando a saúde desses profissionais e limitando a velocidade de movimentação de cargas.

“Com excessão de Manaus, os portos não estão preparados para descarregar conteiners e o serviço ainda precisa ser feito como há dois mil anos, no lombo do caboclo. Até os mais movimentados como Coari, Eirunepé, Tefé estão tendo essa dificuldade e mesmo Parintins que foi mexido há pouco tempo, tem essa dificuldade”, afirmou o parlamentar.

No caso dos aeroportos, Sidney Leite ressaltou a escassez de voos, uma questão persistente na região Norte há muitos anos. Como exemplo, ele mencionou a situação do superintendente da Suframa, que enfrentou dificuldades para retornar a Manaus após uma viagem a Porto Velho, destacando que a falta de voos é agravada pela falta de combustível nos aeroportos, o que foi reafirmado por outros membros presentes na reunião. Sidney Leite sublinhou a importância de superar esses desafios logísticos para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do Amazonas.

***Com informações de assessoria

Related posts

Primeiro turno teve diminuição de votos brancos e nulos, diz TSE

Redação

Petrobras aumenta em 8,87% preço do diesel

Redação

FGV: confiança do setor de serviços cai 0,2 ponto em agosto

Redação

Deixe um comentário