Amazonas

Amazonas recebeu 28,4 mil turistas internacionais em 2024, aponta estudo

Dessa forma, o número recorde coloca o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil

O Amazonas recebeu 28,4 mil turistas internacionais em 2024, sendo 2.281 somente em dezembro. Com isso crescimento da chegada desses turistas foi de 18,2% em comparação a 2023.

É o que aponta estudo do Ministério do Turismo (Mtur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal.

Segundo com a pesquisa, em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais foi de 18,2% em comparação a 2023. A pesquisa foi divulgada na terça-feira (07/01).

Dessa forma, o número recorde consolida o trabalho do governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, na promoção do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. 

Assim, o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que o crescimento do turismo internacional nos municípios do Amazonas são reflexo dos investimentos do governo do Amazonas no turismo.

Sobretudo, no interior do Amazonas, com projeto de interiorização e promoção do destino. 

“O aumento expressivo é o reflexo do trabalho conjunto com nossos turismólogos nos municípios do Amazonas, resultando em capacitação e ordenamento. Com essa teia fortalecida, promovemos o Amazonas nacionalmente e internacionalmente com as participações em feiras e ações conjuntas com a Embratur e Mtur”, salientou Ribeiro.

O levantamento apresentou o Teatro Amazonas, Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, como os principais atrativos turísticos visitados.

Ao mesmo tempo, citou-se as trilhas, passeios de barco e visita às comunidades indígenas, o que destaca o Amazonas como um destino ideal para a prática de etnoturismo, ecoturismo e turismo de natureza.

Os dados fazem parte de um levantamento que analisou o fluxo de turistas internacionais em todo o Brasil. Foram destaque os estados nortistas Amapá (+23,2%) e o Pará (+47,4%), que recebeu eventos da COP-30.

Ampliação da malha aérea

Para reforçar e impulsionar o turismo internacional, o governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, investiu na ampliação da malha aérea.

Por exemplo, com o anúncio de novos voos internacionais e nacionais, que aumentam a conectividade do Amazonas. 

Atualmente, Manaus possui voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas e para Bogotá, na Colômbia, operado pela Avianca e para o Panamá, operado pela Copa Airlines.  Além disso, há conexões para Puerto Ordaz, na Venezuela, pela Conviasa e também a retomada do voo para Lisboa, em Portugal, pela TAP Air Portugal, que posiciona o Amazonas como uma porta de entrada para turistas europeus.

Promoção internacional e capacitação

Assim sendo, em 2024, ações para promover o ordenamento, a qualificação e a divulgação do turismo no estado foram destaque.

Entre elas, a capacitação realizada no mercado europeu, que treinou cerca de mil agentes de turismo em seis idiomas, reforçando o potencial do Amazonas no mercado global.

As press trip, em parceria com a Embratur e a TAP Air Portugal também foram realizadas para promover o Festival de Parintins e a retomada do voo Lisboa-Manaus.

*Com informações da BNC Amazonas

Related posts

Em encontro com Geraldo Alckmin, Wilson Lima reforça importância da ZFM e destaca novos investimentos para o Amazonas

Redação

Operação Tamoiotatá II destrói trator de esteira e base de desmatamento no sul do Amazonas

Redação

TCE-AM reprova contas e multa ex-gestor da Semed de Pauini em R$ 13,6 mil

Redação

Deixe um comentário