Amazonas

Ex-vice prefeito de Apuí é preso por devastação e lavagem de dinheiro no AM

Foram apreendido R$ 19 milhões em bens do investigado.

O ex-vice prefeito do município de Apuí, no interior do Amazonas, foi preso nesta quarta-feira (12/03), durante operação Máscara Rural da Polícia Federal (PF) em ação conjunta com o IBAMA, com a finalidade de reprimir os crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro.

A investigação começou por meio de cruzamento de dados de alertas, feitos por programas periciais avançados, em que a partir de delitos antecedentes, o investigado teria movimentado valores expressivos, bem acima da sua capacidade financeira.

Os levantamentos indicam que o investigado teria movimentado quantias incompatíveis com sua capacidade financeira, utilizando transações suspeitas, como saques e depósitos fracionados e repasses a empresas e indivíduos sem justificativa econômica. As apurações foram impulsionadas por alertas de desmatamento detectados via satélite, revelando que uma propriedade sob controle do suspeito foi intensamente devastada em agosto de 2024, inclusive em áreas embargadas pelo IBAMA.

O prejuízo ambiental foi estimado em R$ 19 milhões, valor que resultará no sequestro de bens do investigado para a devida reparação. O suspeito pode responder por desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, crimes que, somados, preveem penas de até 17 anos de prisão.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

*Com informações da Onda Digital

Related posts

Expoagro inicia nesta quinta-feira com entrada gratuita e apresentação da carteira de vacinação obrigatória

Redação

Wyden promove ação sobre desenvolvimento socioemocional

Redação

Proposta de regularização da educação indígena municipal é enviada à CMM

Redação

Deixe um comentário