Manaus

Ari Moutinho Jr. é afastado do TCE-AM por injúria contra Yara Lins

Decisão foi tomada e apresentada pelo vice-presidente da Corte, Conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa

O conselheiro Ari Moutinho Jr. criticou a decisão do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) que o afastou de suas funções, pois, segundo ele, a Corte não tem poder para tal ato.

É que ontem (10) o TCE-AM o afastou por maioria dos votos durante a 44ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.

A decisão foi tomada e apresentada pelo vice-presidente da Corte, Conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa.

Conforme divulgado, a denúncia contra o conselheiro Ari Moutinho foi pelo crime de injúria contra conselheira e presidente do TCE-AM, Yara Lins.

Ainda nesse sentido, teve a denúncia aceita pelo STJ na última quarta-feira (4). O afastamento de Moutinho segue até a deliberação final do processo 1688/DF, que tramita no STJ.

Segundo a informação, os membros do TCE-AM aprovaram a proposta de afastamento. Com isso tornando a sessão inicialmente pública em uma reunião sigilosa devido à natureza confidencial do caso.

Assim, enquanto durar o afastamento cautelar, os processos de Moutinho serão redistribuídos para outros conselheiros do tribunal, sem prejuízo à tramitação dos mesmos.

Além disso, conforme a Resolução 06/2023 do TCE-AM, o conselheiro afastado continuará recebendo seus vencimentos. Assim como mantendo as vantagens do cargo, bem como a composição de seu gabinete.

Portanto, em nota, a defesa de Ari Moutinho criticou a decisão do TCE que o afastou de suas funções, pontuando que o tribunal não tem esse poder.

Ao mesmo tempo, a defesa afirmou que Moutinho se manteve firme e que sempre afirmou sua inocência em relação à acusação de injúria feita pela conselheira Yara Lins, que foi rejeitada por unanimidade.

Sobretudo, em 6 de outubro de 2023, Yara Lins denunciou Ari Moutinho por insultos e ameaças. Isso durante a votação de sua reeleição à presidência do TCE-AM.

Dessa maneira, ela afirmou que ele a chamou de “safada” e “cachorra”, além de tê-la ameaçado.

*Com informações da BNC Amazonas

Related posts

Subida dos rios: Manaus recebe primeiro navio com insumos para o comércio e ZFM após quase 50 dias

Redação

Deputado Mário César Filho coordena ação com Comissão de Defesa do Consumidor para fiscalizar posto de combustível

Redação

Etech apresenta projeto de bancada para alfabetização de pessoas do espectro autista em Congresso Nacional de Educação

Redação

Deixe um comentário