Destaques Manaus

Prof. Manoel Bessa Filho

Por: Osiris Silva

Neste momento em que o Prof. Manoel Bessa Filho parte deste mundo para a eternidade apresso-me a prestar-lhe singela homenagem recordando sua passagem no Colégio Estadual do Amazonas (CEA) desde meu ingresso, em 1957, aos 12 anos, após duríssimo Exame de Admissão. O então Padre Bessa, diretor da instituição, deixaria a batina alguns anos mais tarde  assumindo a exemplar figura do Professor e depois advogado e magistrado.

Irmão de nosso professor de Latim, Esmeraldo Bessa, era a típica figura “avant-garde”, no exato contexto educacional, intelectual e cultural predominante naqueles anos 1950/1960 em Paris, no Brasil e em Manaus, quando estudar, ler e discutir idéias era “moda”. Isto é, praticado a sério pelos jovens, no geral tendo o Café do Pina e a Praça da Polícia como a Ágora manauense. O espaço onde, na Grécia Antiga ocorriam as reuniões nas quais os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis) e encontravam soluções em campos os mais diversos. 

Por outro lado, a postura de Manoel Bessa Fiho como educador e gestor era bem típica daqueles líderes condutores de movimentos transformadores franceses, posicionados à frente do seu tempo, relativamente a ações, idéias ou experiências. Jovem, bonitão, a good looking guy, e ídolo da classe estudantil o ainda Padre Bessa foi um dos mestres mais respeitados de seu tempo por sua formação cultural (professor de Filosofia, conhecia Latim, Espanhol, Francês e rudimentos de Grego). 

Jeito descolado de ser (pessoa jovem e atraente que está sempre na última moda, por dentro do que é moderno e sofisticado), foi, com todos os méritos, um dos lídimos representantes daquele mundo cultura patente nos anos dourados dos 1950/60 que já se encontram tão e irreversivelmente distantes destes anos 20 do século XXI. 

Assim, como gymnasiano, e ao lado do presidente Mario Lúcio Covas, presidente de nossa ASEA, expressamos nossos sentimentos à família e aos amigos enlutados nas pessoas de seus filhos André, Indra e Wladya Bessa. 

***Com informações de assessoria

Related posts

Indígenas amazonenses participam do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Redação

Brasil joga mal, mas vence Venezuela nas Eliminatórias

Redação

Dívida bruta do Brasil fica perto do nível antes da pandemia

Redação

Deixe um comentário