MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quarta-feira, 27/8, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Rusinéia Pontes de Castro, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital. A nova unidade vai ofertar 434 vagas para crianças de 1 a 5 anos, nas etapas de creche e pré-escola, fortalecendo o compromisso da Prefeitura de Manaus com a expansão da educação infantil.
Durante a cerimônia, David Almeida destacou o avanço histórico da cidade em relação à criação de vagas em creches e a prioridade dada à primeira infância em sua gestão.
“Quando assumimos a Prefeitura em 2021, Manaus tinha 5.104 vagas em creches municipais, fruto de 16 anos de implantação. Hoje, chegamos a 11.600. Em apenas quatro anos, a nossa gestão fez mais do que todas as que nos antecederam. Isso mostra o tamanho do trabalho que estamos realizando para transformar a educação em Manaus”, afirmou o prefeito.
O novo Cmei conta com dois pisos e uma infraestrutura moderna e inclusiva. No térreo, estão localizadas 10 salas de referência, sala multiprofissional, sala de recursos, secretaria, quadra poliesportiva, refeitório, cozinha, copa, sala de amamentação, além de banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD). No piso superior, há mais 10 salas, laboratório de ciências, biblioteca, auditório, Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), entre outros espaços pedagógicos.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, reforçou a importância da entrega. “Estamos inaugurando não apenas um prédio, mas um lar de acolhimento, de crescimento e de desenvolvimento de habilidades. Educação é o ponto de partida para qualquer sociedade ser melhor, e é isso que celebramos hoje”, destacou.
A entrega do Cmei integra o Eixo de Educação e Desenvolvimento Social da gestão do prefeito David Almeida, que tem como prioridade a ampliação da oferta de vagas na rede municipal, a valorização dos professores e a melhoria da infraestrutura escolar, garantindo um futuro de oportunidades para as crianças de Manaus.
A homenageada
Nascida em 17 de agosto de 1969, Rusinéia Pontes de Castro foi mãe dedicada e profissional exemplar. Após se formar em Pedagogia, ingressou na rede municipal em 2005, atuando em diversas áreas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo a Diretoria de Gestão Educacional e a formação de professores no Departamento Profissional do Magistério. Seu trabalho foi marcado pela dedicação, inovação e compromisso com a qualidade do ensino público.
Rusinéia deixou um legado de amor pela educação, impactando a vida de alunos, professores e colegas de profissão, sendo lembrada por sua alegria e vocação transformadora.