Brasil Destaques

Mulheres vítimas de assédio Ganham Espaço de Acolhimento

Texto e foto: Divulgação/Assessoria |

Segundo os Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada um segundo uma mulher é assediada no Brasil. Mas o número de denúncias não corresponde ao de agressões ou porque as vítimas têm medo ou porque desconhecem os crimes. Para auxiliar na redução dos casos, o Manauara Shopping promove a campanha “Precisamos Falar Sobre Assédio”, no período de 17 a 21 de setembro.

A campanha é um projeto do Instituto Iris (Instituto de Responsabilidade e Investimento Social), e tem como foco o fortalecimento das redes de apoio às mulheres vítimas de assédio moral e sexual a partir da prática do conceito de Escutatória (a arte de escutar). Num espaço, localizado no Piso Castanheiras em frente à loja Ramsons, serão apresentados vídeos e exibida exposição que especifica os tipos de agressões como condutas abusivas que afetam a honra, quando estão relacionadas a ‘avanços’ sem o consentimento feminino.

A fim de estimular a amizade entre mulheres para aumentar o nível de proteção e desenvolver a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), ficará disposta a ‘Árvore do Acolhimento’ durante o período da campanha. Baseada em uma obra interativa da artista Yoko Ono “O Céu Ainda É Azul, Você Sabe”, a obra tem como proposta concentrar o depoimento de mulheres que foram assediadas e mensagens de acolhimento de outras mulheres para fortalecer as vítimas.

A arte interativa, aquela em que o expectador deixa a passividade e se torna um elemento que contribui com o processo da mudança será empregada durante os cinco dias do evento para proporcionar um momento também de cartase (libertação). As mulheres que desejarem registrar suas experiências com o assédio serão convidadas a escrever e postar os respectivos relatos num varal que comporá a Árvore do Acolhimento.

Além de dar publicidade ao fato, a campanha pretende divulgar formas de combate ao assédio às mulheres e de apoio às vitimas. O mall irá disponibilizar no site, manauarashopping.com.br, um link direto para contato com a Organização Não Governamental, Justiceiras. “Durante o período de um mês, a partir do inicio da campanha, O Manauara Shopping manterá em sua página o link de acesso a ONG Justiceiras, que faz parte de uma rede de apoio e acolhimento gratuitos on-line. As vítimas encontram orientação jurídica, psicológica, socioassistencial e médica no mesmo local. A campanha acolhe e empodera as mulheres a partir do fornecimento de informações que lhes permitem visualizar uma luz no fim do túnel”, destacou a gerente de Marketing do Manaura Shopping, Isa Lucena.

Instituto Iris

O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social tem como objeto social a promoção gratuita da educação, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Além disso, investe em estudos, pesquisas com foco no desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. O Iris também estimula o fomento de práticas de responsabilidade social ligadas ao campo da arte e da educação.

Evento:
Campanha “Precisamos Falar Sobre Assédio”
Período: 17 a 21 de setembro
Local: Manauara Shopping

Related posts

Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil

Redação

Ministério lança campanha de valorização do aleitamento materno

Redação

Semana Nacional do Registro Civil atende exclusivamente pessoas em situação de rua, ribeirinhos, indígenas e refugiados

Redação

Deixe um comentário