Brasil Destaques

Mulheres vítimas de assédio Ganham Espaço de Acolhimento

Texto e foto: Divulgação/Assessoria |

Segundo os Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada um segundo uma mulher é assediada no Brasil. Mas o número de denúncias não corresponde ao de agressões ou porque as vítimas têm medo ou porque desconhecem os crimes. Para auxiliar na redução dos casos, o Manauara Shopping promove a campanha “Precisamos Falar Sobre Assédio”, no período de 17 a 21 de setembro.

A campanha é um projeto do Instituto Iris (Instituto de Responsabilidade e Investimento Social), e tem como foco o fortalecimento das redes de apoio às mulheres vítimas de assédio moral e sexual a partir da prática do conceito de Escutatória (a arte de escutar). Num espaço, localizado no Piso Castanheiras em frente à loja Ramsons, serão apresentados vídeos e exibida exposição que especifica os tipos de agressões como condutas abusivas que afetam a honra, quando estão relacionadas a ‘avanços’ sem o consentimento feminino.

A fim de estimular a amizade entre mulheres para aumentar o nível de proteção e desenvolver a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), ficará disposta a ‘Árvore do Acolhimento’ durante o período da campanha. Baseada em uma obra interativa da artista Yoko Ono “O Céu Ainda É Azul, Você Sabe”, a obra tem como proposta concentrar o depoimento de mulheres que foram assediadas e mensagens de acolhimento de outras mulheres para fortalecer as vítimas.

A arte interativa, aquela em que o expectador deixa a passividade e se torna um elemento que contribui com o processo da mudança será empregada durante os cinco dias do evento para proporcionar um momento também de cartase (libertação). As mulheres que desejarem registrar suas experiências com o assédio serão convidadas a escrever e postar os respectivos relatos num varal que comporá a Árvore do Acolhimento.

Além de dar publicidade ao fato, a campanha pretende divulgar formas de combate ao assédio às mulheres e de apoio às vitimas. O mall irá disponibilizar no site, manauarashopping.com.br, um link direto para contato com a Organização Não Governamental, Justiceiras. “Durante o período de um mês, a partir do inicio da campanha, O Manauara Shopping manterá em sua página o link de acesso a ONG Justiceiras, que faz parte de uma rede de apoio e acolhimento gratuitos on-line. As vítimas encontram orientação jurídica, psicológica, socioassistencial e médica no mesmo local. A campanha acolhe e empodera as mulheres a partir do fornecimento de informações que lhes permitem visualizar uma luz no fim do túnel”, destacou a gerente de Marketing do Manaura Shopping, Isa Lucena.

Instituto Iris

O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social tem como objeto social a promoção gratuita da educação, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Além disso, investe em estudos, pesquisas com foco no desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. O Iris também estimula o fomento de práticas de responsabilidade social ligadas ao campo da arte e da educação.

Evento:
Campanha “Precisamos Falar Sobre Assédio”
Período: 17 a 21 de setembro
Local: Manauara Shopping

Related posts

Prefeitura de Corumbá pede ajuda para combater incêndios no Pantanal

Redação

Eliminatórias: Brasil perde para Uruguai em noite para esquecer

Redação

Digitalização leva brMalls, administradora do Amazonas Shopping a abrir mais de 100 oportunidades de emprego no país

Redação

Deixe um comentário