Cultura Destaques

Japão, Grécia e Itália elegem os melhores azeites de oliva do mundo e Estância das Oliveiras é reconhecida com 20 premiações

CULTURA – A Safra 2023 da Estância das Oliveiras já é reconhecida internacionalmente. Algumas das melhores competições de azeite de oliva extravirgem do mundo ocorridas no Japão, na Grécia e na Itália, elegeram, neste mês de maio, os melhores azeites de oliva extravirgens do mundo, e a Estância das Oliveiras, agroindústria gaúcha, localizada em Viamão, recebeu 20 premiações comprovando a qualidade de classe mundial de seus azeites de oliva extra virgens. 

No Japão, prêmio Olive Japan, foram três medalhas de ouro e três de prata. As primeiras posições ficaram com “Los Dos”, “Frantoio” e “Signature” e, na sequência, o “Blend Exclusivo”, “Arbequina” e “Koroneiki”.

Já, a competição iOOC ATHENA – Grécia (ATHENA International Olive Oil Competition), premiou seis azeites de oliva da Estância, sendo 4 com medalhas de ouro, 1 duplo ouro, 1 prata e melhor Varietal da competição. São eles  “Frantoio” (medalha dupla de ouro e eleito melhor Frantoio da competição), “Los Dos”, “Blend Exclusivo”, “Signature” e “Arbequina”. “Koroneiki” recebeu a medalha de prata. 

Neste sábado, 27 de maio, no concurso mundial EVO iOOC da Itália a Estância das Oliveiras enviou 7 azeites e todos foram premiados. 6 medalhas de ouro e 1 de prata. Os azeites condecorados com a medalha de ouro foram “Blend Exclusivo”, “Signature”, “Los Dos”, “Koroneiki”, “Arbequina” e “Frantoio”. “Coratina” ficou com a medalha de Prata.  O prêmio EVO iOOC Itália possui uma das mais qualificadas bancas de juízes (22 juízes de 12 países diferentes). 

Em todas estas premiações as avaliações são às cegas (juízes não tem acesso a marca do azeite ou país que estão avaliando) e os principais produtores mundiais enviam seus melhores azeites para o concurso.

“É uma honra recebermos 20 prêmios em apenas três competições logo após a safra de 2023 se completar. Esses anúncios mostram que mantemos a nossa qualidade e reconhecimento em competições internacionais. A Grécia, por exemplo, é uma região com história milenar na produção de azeite de oliva. A Itália, um dos mais qualificados concursos do mundo. Trabalhamos com excelência, atingindo todos os níveis de qualidade e produtividade desde a plantação até a safra deste ano. Em 2023, todos os nossos azeites ficaram com acidez de 0,1%, uma conquista gigante, que demonstra nossa qualidade. Agradecemos a toda nossa equipe pelo empenho e dedicação e pelo nosso solo gaúcho, que segue dando frutos em níveis altíssimos de padrão de qualidade”, afirmou Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras.

Confira as características dos azeites de oliva extra-virgens premiados:

*Blend exclusivo* (Blend produzido com as azeitonas Arbequina, Arbosana, Koroneiki)

Azeite complexo (notas maduras, verdes e florais), banana madura, framboesa, maçã, flores brancas e nota verde delicada de grama cortada no fechamento. Picância e amargor média e persistente. Perfil: maduro/verde

*Signature* (Blend produzido com as azeitonas Koroneiki, Coratina, Frantoio)

Azeite herbácio, ervas frescas (sálvia e manjerona), tomate verde, noz verde, radite e chicória. Picância, amargor alto e persistente. Perfil: verde

*Los Dos* (Blend produzido com as azeitonas Ascolana e Picual)

Azeite de blend médio, feito com duas variedades de azeitona em homenagem aos meus filhos gêmeos (Bento e João). Notas de banana, maçã verde, flores do campo, tomate verde e manjericão. Picância e amargor médio e persistente. Perfil: verde/ maduro

*Koroneiki* (Monovarietal)

Azeite médio/intenso, grama cortada, alcachofra, noz verde, chicória, rúcula e tomate verde. Picância e amargor alto e persistente. Perfil: verde

*Arbequina* (Monovarietal)

Azeite delicado, floral, banana madura, goiaba, maçã verde. Picância e amargor suave a médio. Perfil: maduro

*Frantoio* (Monovarietal)

Azeite intenso e herbácio, de perfil verde, sobressaindo notas de ervas frescas, rúcula, tomate verde, maçã verde e amêndoas, picância e amargor alto e persistente. Perfil: verde

*Coratina:* (Monovarietal)

Azeite intenso, de perfil verde, sobressaindo notas de ervas aromáticas, folha masserada, tomate verde, amêndoa verde, picancia e amargor alto e persistente. 

Perfil: verde 

A Estância das Oliveiras é reconhecida internacionalmente desde 2019, no ano passado teve seu azeite eleito entre os 10 Melhores do Mundo no Concurso TerraOlivo de Israel.

A agroindústria de azeite de oliva está localizada em Viamão, a apenas 28km da capital Porto Alegre. A Estância recebe visitas guiadas para olivoturismo. Mais informações podem ser obtidas pelo whats app (51) 99813.0919.

***Com informações da Agência Brasil

Related posts

Primeiro turno teve diminuição de votos brancos e nulos, diz TSE

Redação

Sema e Amazonastur realizam visita técnica para ordenamento turístico do Lago Janauary

Redação

Caged: Brasil cria 136 mil empregos com carteira assinada em março

Redação

Deixe um comentário