MANAUS – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) esclarece que a construção e liberação do Licenciamento Ambiental do aterro sanitário da empresa Eco Manaus, localizado na BR 174, está em processo há 14 anos e que, durante esse período, todos os aspectos ambientais legais exigidos foram monitorados e tiveram sua execução acompanhada por este órgão ambiental.
O Ipaam esclarece, ainda, que o empreendimento passou por todo rito do licenciamento ambiental EIA/RIMA, audiência pública e análises, respondeu aos diversos questionamentos dos Ministério Públicos, federal, estadual e de Contas/TCE além de várias intervenções deste órgão até o início das obras. O projeto, que está licenciado, apresenta relatórios de auto monitoramento periódico e atualmente se encontra com sua infraestrutura operacional em fase de conclusão.
Trata-se do primeiro e único aterro sanitário totalmente dentro dos parâmetros estabelecidos pelas leis ambientais do país no Estado do Amazonas e qualquer suposição de irregularidade na sua construção e/ou atividade é descartada por este órgão.
O Instituto frisa que todo empreendimento licenciado continua sendo monitorado e fiscalizado pelo Ipaam no decorrer de seu funcionamento.
***Com informações de assessoria