Ministro das Cidades informou que os projetos mais “maduros” das prefeituras terão prioridade no processo
O ministro das Cidades, Jader Filho, informou nesta quarta-feira (12) que o governo federal fará uma nova seleção de 100 mil unidades habitacionais no programa Minha Casa, Minha Vida.
As informações sobre como participar do processo serão repassadas às prefeituras interessadas durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF).
Em entrevista ao programa da EBC “Bom dia, Ministro”, Jader Filho disse que os projetos mais “maduros” das prefeituras terão prioridade na nova seleção Minha Casa, Minha Vida. Segundo o ministro, o critério foi escolhido para que as obras sejam entregues à população mais rapidamente.
O ministro disse que o governo federal fará alterações no processo seletivo deste ano a partir dos problemas identificados na seleção de 2024, que dificultaram a entrega das obras.
Além disso, o Ministério das Cidades irá selecionar projetos de prefeituras para obras de contenção de encostas, de drenagem e de abastecimento de água para regiões com escassez de chuvas.
Sub 50
O ministro disse também que está dialogando com o Congresso Nacional para liberar recursos do Orçamento do programa Minha Casa, Minha Vida Sub 50, que é direcionado para as cidades com até 50 mil habitantes. A ideia é fazer uma nova seleção da iniciativa ainda neste ano.
A primeira seleção do Sub 50, realizada em 2024, irá resultar em 37.295 unidades habitacionais, em 1.164 cidades, de 26 estados.
De acordo com o Ministério das Cidades, cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas com a primeira etapa do programa. O investimento será de R$ 4,85 bilhões.
*Com informações da CNN Brasil