Amazonas

Governo do AM e Cosems reúnem secretários de saúde para alinhar políticas públicas

O encontro, que acontece de 19 a 21 de fevereiro, visa a integração e o fortalecimento do SUS, no Estado

O Governo do Amazonas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM) realizam, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, um grande evento, reunindo os secretários dos 62 municípios do Estado. O encontro, “Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Amazonas”, será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Cosems, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o encontro visa o diálogo, a troca de experiência e o fortalecimento da rede SUS no Amazonas, com um olhar estratégico para os desafios e as realidades regionais dos 62 municípios do Estado.

Estarão presentes representantes do Estado e do Ministério da Saúde, prefeitos, membros dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), sindicatos e demais entidades da classe de trabalhadores da saúde, além do setor privado.

Segundo Nayara Maksoud, os novos secretários, gestores e coordenadores de equipes que atuam tanto na Atenção Primária e na Média e Alta Complexidade, quanto na Vigilância e no planejamento são o público-alvo principal do evento, que acontece a cada quatro anos, quando há mudança na gestão municipal. Em 2025, ressalta, o acolhimento ganhou um dimensionamento maior, por conta do novo momento que está sendo construído para a saúde, tendo à frente o Governo do Estado e os municípios.

“É um evento científico bem estruturado para que, juntos, possamos construir uma Saúde cada vez mais forte no Amazonas. Nesse sentido, é importante estarmos alinhados nas ações, políticas e estratégias que estamos desenvolvendo juntos, para beneficiar diretamente o cidadão usuário dos serviços públicos de saúde na capital. Vão ser três dias de construção, de diálogo, de troca de experiências, para que cada gestor municipal esteja ainda mais fortalecido e possa desempenhar suas funções da melhor forma possível e em sintonia com as gestões estadual e federal”, observou Nayara Maksoud.

A presidente do Cosems, Maria Adriana Moreira, ressalta que o Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde é também uma oportunidade de recepcionar aqueles que estão chegando e auxiliá-los na condução e planejamento das ações municipais. “O nosso objetivo é aproximar os novos gestores e suas equipes, além de ampliar o debate em prol do fortalecimento das políticas públicas de saúde nos nossos municípios”, ressalta.

Entre os temas a serem debatidos estão o funcionamento do SUS, políticas desenvolvidas, projetos em andamento, controle social, vigilância, saúde indígena, além do processo de regionalização da saúde no Estado. Os novos modelos de financiamentos, a ampliação de serviços e expansão da Telemedicina também serão abordados.

Abertura oficial

A solenidade de abertura será realizada no dia 19 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Convenções Vasco Vasques. Cerca de 600 pessoas estão sendo aguardadas para o evento de abertura, que vai contar com palestrantes nacionais. Mais de 30 atividades, entre conferências, debates e oficinas, serão realizadas durante os três dias de evento.

No local, um espaço com 20 stands estará aberto à visitação, com exposições de produtos e serviços de saúde do setor privado e de instituições participantes. A programação segue até 21 de fevereiro, das 8h às 17h.

Palestrantes

Na quarta-feira (19/02), às 10h, logo após a abertura oficial, o presidente Conasems, Hishan Hamida, vai ministrar a Conferência Magna “A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do SUS no âmbito municipal e contexto amazônida”. Em seguida, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, fala sobre a “Rede de Saúde do Amazonas” e o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, palestra sobre a “Gestão do SUS em território líquido”.

No mesmo dia, o diretor do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Darcio Guedes, vai falar sobre “O financiamento tripartite e as perspectivas do MS na garantia de recursos” e o secretário de Atenção Especializada à Saúde, também do Ministério, Adriano Massuda, vai conduzir a palestra “Política Nacional de Atenção Especializada, Financiamento da média e alta complexidade e os compromissos tripartite”.

Na quinta-feira (20/02), estão confirmadas as palestras “Saúde Indígena: Desafios da integração do subsistemade saúde indígena e SUS”, com a diretora da Atenção Primária à Saúde Indigena (Sesai-MS), Eliene Rodrigues, e “Rede Alyne”, com Renata Reis, coordenadora geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde.

Na sexta-feira (21/02), último dia do acolhimento, haverá, além de palestras, três oficinas destinadas aos coordenadores de equipes de saúde, com os temas “Alimentação, nutrição e Bolsa Família”, “Vigilância em Saúde” e “Imunização”.

Programação:

Dia 19/02 QUARTA-FEIRA
8H – Credenciamento
9H – Abertura oficial
10H – Conferência Magna: A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do SUS no âmbito municipal e contexto amazônico
Palestrante: Hisham Hamida, Presidente do Conasems

10H20 – Rede de Saúde do Amazonas
Palestrante: Nayara Maksoud, Secretária SES-AM

10H40 – Gestão do SUS em território líquido
Palestrante: Jurandi Frutuoso, Secretário executivo do Conass

11H – Estrutura organizacional do COSEMS e o fortalecimento da gestão participativa no âmbito bipartite
Palestrante: Adriana Moreira, Presidente do Cosems-AM,

11H20 – Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da Saúde (CRELS), avanços e desafios no estado do Amazonas
Palestrante: Arlindo Gonçalves, defensor público

11H40 – O financiamento tripartite e as perspectivas do MS na garantia de recursos
Palestrante: Darcio Guedes Junior, diretor do Fundo Nacional de Saúde do MS

12H – Apresentação cultural e almoço

14H – Os desafios da Política Nacional da Atenção Primária e seu novo financiamento
Palestrante: Grace Rosa, Dir. de Gestão do Cuidado Integral do MS

14H40 – Política Nacional de Atenção Especializada, Financiamento da média e alta complexidade e os compromissos tripartite
Palestrante: Adriano Massuda, Secretário da Atenção Especializada do MS

15H20 – Desafios da Gestão e do Financiamento da Atenção Primária nos municípios do Amazonas
Palestrante: Blenda Pereira, Apoiadora técnica do Cosems

16H – Auditoria do SUS
Palestrante: Ludmyla Dantas, Chefe da Auditoria do SUS do MS

16H40 – Debate
Mediadores: Jurandi Frutuoso (Conass) e Hisham Hamida (Conasems)

17H – Encerrando

Dia 20/02 (QUINTA-FEIRA)
9H – Política Nacional de Vigilância em Saúde no contexto amazônico
Palestrante: Fátima Gondim, Assessora técnica de ações estratégicas de Epidemiologia e Vigilância do MS

9H30 – Fortalecendo a Saúde Pública: A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e a parceria com gestores municipais
Palestrante: Tatyana Amorim, Dir. pres. Da FVS-RCP

10H – Vigilância Nutricional: Indicadores de Impacto na APS
Palestrante: Carla Marques, consultora da Coord. Geral de Alimentos e Nutrição do MS

10H30 – Palestra: Saúde Indígena – Desafios da integração do subsistema de saúde indígena e SUS
Palestrante: Eliene Rodrigues, Dir. do Depart. de Atenção Primária da Sesai/MS

11H – Implantação do Incentivo da Atenção Especializada para os Povos Indígenas IAE-PI
Palestrante: Sabrina Soares, consultora da Coord. Geral de Articulação Interfederativa e Regulação da Sesai/MS

11H20 – Controle Social no Sus
Palestrante: Ana Cláudia Martins, Pres. do Conselho Estadual de Saúde

11H40 – Debate
Mediadores: Ronaldo Barros, coord. Geral de Saúde dos Povos Indígenas da SES-AM e Bernardino Albuquerque, professor universitário e pesquisador

12H – Apresentação cultural e almoço

14H – Planificação da Atenção à Saúde
Palestrante: Claudielle Teodoro, coord. de projetos do Hospital Israelita Albert Einsten

14H30 – Rede Alyne
Palestrante: coord. geral de Atenção à Saúde das Mulheres MS

15H – Programa Mais Médicos para o Brasil no Cenário Amazônico
Palestrante: Edson Lucena, coord. geral de Provimento do Programa Mais Médicos

15H30 – Debate
Mediadores: Nara Esquivel, sec. Exe. Adjun. De Políticas da Saúde da SES-AM e Clerton Florêncio, sec. de Saúde de Parintins

15H50 – Ações de Emergência e Desenvolvimento do UNICEF: Respostas e Impactos no Amazonas
Palestrante: Gregory Bulit, chefe de Emergência e WASH do Unicef

16H20 – Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Projeto de Apoio ao fortalecimento e aplicação das escolas estaduais de saúde pública
Palestrantes: Fabiana Gurgel, chefe do Depart. de Gestão de Trabalho da SES-AM e Haroldo Pontes, assessor técnico do Conass

16H40 – Debate
Mediadores: Laís Ferreira, sec. exec. De Atenção Especializada da SES-AM e Leticia Barros, sec. de Saúde de Tefé)

17H – Encerramento

Dia 21/02 (SEXTA-FEIRA)
8H30 – Transformando Regiões: o impacto da Regionalização na perspectiva da oferta e do acesso na busca da equidade em saúde
Palestrante: Rita Almeida, sec. exec. Adjunto do Interior da SES-AM

9H – Instrumentos de Planejamento do SUS, Planejamento Regional Integrado, Planos das Redes Temáticas
Palestrante: Priscila Lacerda, Chefe do Depart. de Planejamento e Gestão da SES-AM

9H30 – Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) como estratégia de ampliação e qualificação do cuidado no estado do Amazonas
Palestrante: Fabiana Bianchet, apoiadora do PMAE/DAET/Ministério da Saúde

9H30 às 11H30 – Oficina Unicef (para os coordenadores da Atenção Primária, Vigilância e Imunização)
10H – CIR Ampliada – Aprovação dos Planos de Ação Regional da Rede Alyne

11H30 – Carta da Saúde Amazonas
Palestrantes: Nayara Maksoud (SES-AM) e Adriana Moreira (Cosems)

12H – Apresentação cultural e almoço

14H – Oficina de Vigilância
Público-alvo: coordenadores da Atenção Primária, Vigilância e Imunização

15h50 – Oficina Atenção Primária de Saúde
Público-alvo: coordenadores da Atenção Primária, Vigilância e Imunização

14H às 17H – Assembleia Geral Cosems
Público-alvo: secretários municipais de Saúde

17H – Encerramento

Fotos: Divulgação/SES

Related posts

Sidney Leite participa de assembleia sobre o parlamento amazônico em Lima

Redação

Amazonas tem frota de veículos maior que toda população inteira de 60 municípios do estado

Dayson Valente

Em reunião com Saullo Vianna, ministo do Desenvolvimento Regional confirma recursos para construção de muro de contenção na orla de Parintins

Redação

Deixe um comentário