Amazonas Política

Governador Wilson Lima anuncia o médico Anoar Samad como novo secretário de Saúde

É o quinto secretário que assume a pasta da saúde na gestão Wilson Lima.

Por G1 AM

28/06/2021 13h32 Atualizado há 10 horas


Governador Wilson Lima (dir.) ao lado do novo secretário de Saúde do Amazonas, o médico Anoar Samad — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

Governador Wilson Lima (dir.) ao lado do novo secretário de Saúde do Amazonas, o médico Anoar Samad — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou o médico Anoar Samad como novo secretário de saúde do Estado. É o quinto secretário que assume a pasta da saúde na gestão Wilson Lima.

O anúncio foi feito durante evento em que Wilson Lima divulgou as informações sobre o “viradão “da vacinação, que acontece nesta terça (29) e quarta-feira (30).

Com 57 anos, casado e pai de dois filhos, o médico Anoar Samad possui quase 30 anos de experiência na área de saúde, com reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação na especialidade de urologia no Amazonas.

Nascido em Belo Horizonte, Samad vive em Manaus desde os 12 anos. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fez residência em urologia e cursou especializações na área na Espanha, Bélgica e Estados Unidos.

O médico também já foi professor nos cursos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também atuou por 16 anos como especialista na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), tendo exercido o cargo de diretor de ensino e pesquisa na fundação. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Ex-secretário pediu exoneração

O médico Anoar Samad assume a pasta após a exoneração do ex-secretário Marcellus Campêlo, que pediu exoneração do cargo no dia 7 de junho, após passar cinco dias preso.

Câmpelo foi um dos investigados da Polícia Federal na quarta fase da Operação Sangria, que investiga se funcionários da secretaria da Saúde fizeram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários locais para alugar e operar o hospital de campanha no Complexo Hospitalar Nilton Lins.

O Complexo Hospitalar Nilton Lins é uma das empresas administradas por Nilton Costa Lins Júnior. O empreendimento foi alugado em 2020 para servir de hospital de campanha pelo Governo do Amazonas. O contrato foi feito novamente em janeiro deste ano.

Campêlo também prestou depoimento à CPI da Covid, quando foi questionado sobre o colapso na capital do estado, no início do ano.

Antes de Campêlo, a titular da secretaria era Simone Papaiz, também exonerada. Ela também foi presa durante a Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Antes, a pasta era comandada por Rodrigo Tobias, doutor em saúde pública pela Fiocruz, também suspeito de envolvimento na compra de respiradores superfaturados. No início da gestão de Wilson Lima, o vice-governador Carlos Almeida comandava a Secretaria da Saúde.

Fonte: G1

Related posts

Câmara aprova auxílio Gás Social para famílias de baixa renda

Redação

STF pede relatório sobre multas aplicadas nos bloqueios em rodovias

Redação

TSE aprova plano para ampliar transparência nas eleições

Redação

Deixe um comentário