POLÍTICA – Nesta segunda-feira (02/10), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) participou de uma reunião na sede da reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O encontro reuniu lideranças acadêmicas, incluindo o reitor Jaime Alves, o diretor do campus Leste e a diretora do campus Parintins, e teve como principal pauta a discussão sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e o processo de interiorização desses recursos em projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos municípios e estabelecer uma interface com a indústria local.
Durante a reunião, o IFAM apresentou o trabalho que vem desenvolvendo no Amazonas, sendo a instituição pública que mais investe recursos no interior do estado, bem como na capacitação de seus estudantes. Atualmente, cerca de 600 alunos estão envolvidos em projetos de P&D e inovação, e na transformação em produtos ou start ups, especialmente no setor primário. A meta é criar soluções que auxiliem os produtores locais a automatizar suas operações, aumentando a produção com menos esforço físico.
O deputado Sidney apresentou problemáticas encontradas durante suas viagens ao interiou e reafirmou seu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a pesquisa, o desenvolvimento e a educação no estado do Amazonas.
“Acredito que a união de esforços entre instituições de ensino como o IFAM, o setor privado e o poder público é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e criar oportunidades para os cidadãos amazonenses”, disse.
O reitor Jaime Alves apresentou um case de sucesso que reflete o compromisso do IFAM com a inovação: o chocolate Nakau, produzido por um ex-aluno da instituição. Esse produto, que já é exportado para diversos países, continua sendo aprimorado por meio de parcerias com bolsistas do instituto, demonstrando o potencial do IFAM em alavancar talentos locais e contribuir para o desenvolvimento da região.
Além disso, outros projetos-piloto executados na região do Baixo Amazonas foram discutidos na reunião. Eles mostram que a inovação e a tecnologia desempenham um papel crucial na busca por soluções para crises hídricas e climáticas que afetam todo o país.
***Com informações de assessoria