Destaques Manaus

Combate às queimadas vira tema de peça teatral em escola

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira (4), mais uma ação da campanha de Combate às Queimadas, em que alunos da educação infantil, da Escola Municipal Maria do Céu, no Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus, apresentaram uma peça teatral de fantoches, sobre preservação do meio ambiente e combate às queimadas.

A apresentação dos alunos é resultado da formação de agentes multiplicadores da campanha “Manaus Sem Fumaça: diga não ao fogo”, que ocorreu no início de setembro e foi direcionada aos profissionais da rede municipal de ensino, por orientação do prefeito David Almeida.

Os estudantes apresentaram personagens que passaram informações sobre a conservação do meio ambiente e mensagens importantes sobre o cuidado com as florestas e os resíduos sólidos.

Norma Angélica, diretora da escola Maria do Céu, afirmou que o objetivo da atividade foi alertar as crianças sobre o quanto é prejudicial a prática de queimadas. “Nós temos que educar as crianças desde pequenas, para que, quando elas cresçam, possam proteger o nosso meio ambiente”, enfatizou.

Crime

Considerada como crime ambiental, a queimada pode resultar em multa de até R$ 10,5 mil, de acordo com a Lei n° 9.605/98, artigo 54. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndio no bioma Amazônia, acumulados desde o começo do ano até o dia 22 de agosto, somam 32.006 registros. No ano passado, considerando o mês de agosto inteiro, foram 44.013 focos de incêndio.

Na tentativa de impedir um cenário ainda mais drástico na capital amazonense, a gestão municipal vem desenvolvendo campanha de conscientização e ações de educação ambiental, com material informativo na mídia e equipes com orientações, distribuídas pela cidade.

“Estamos trabalhando desde o mês de junho, quando realizamos o “Junho Verde”, um mês alusivo ao meio ambiente”, lembrou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

***Com informações de assessoria

Related posts

Caixa começa a pagar hoje abono salarial de 2021

Redação

Conmebol aumenta multa por discriminação após casos de racismo

Redação

PF combate grupo criminoso com atuação em presídio no Amapá

Redação

Deixe um comentário