Cidade Saúde

Cerca de 50 indígenas da Comunidade Aldeia do Correnteza, em Itacoatiara, recebem atendimento de saúde

Texto e foto: Divulgação/Assessoria |

Estudantes da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara realizaram o atendimento de cerca de 50 indígenas da Comunidade Aldeia do Correnteza, distante 52 quilômetros do município. A ação, organizada em parceria com a Liga Acadêmica de Habilidades Médicas (LAHAM) da instituição, fez parte da programação do seminário “Humanização da Medicina: da Prática Clínica à Pesquisa Científica”.

Acompanhados de professores da instituição, os alunos realizaram serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e oximetria de pulso. Os pacientes passaram por atendimento clínico e, aqueles que tinham necessidade, também receberam medicamentos.

O cacique Elpídio Marques Dacio ressaltou a importância desse tipo de ação, que leva para dentro da aldeia orientação e serviços básicos de saúde. “Eu espero que a parceria continue para outras comunidades também terem acesso aos atendimentos”, destacou.

A diretora-geral da Afya Itacoatiara, Soraia Santos Tatikawa Campos, ressalta que toda a programação do seminário de humanização foi pensada com o objetivo de discutir a importância da sensibilidade e do cuidado na rotina do atendimento médico. “A atividade na comunidade encerrou a programação de uma maneira muito gratificante. Nossos alunos puderam colocar em prática os conhecimentos. E, em contrapartida, os moradores da comunidade receberam atendimento de qualidade”, frisa.

Related posts

Situação de flutuantes irregulares é complexa, afirma Marinha

Redação

Polícia Militar apreende grande quantidade de madeira ilegal em serrarias do município de Manacapuru

Redação

Fiocruz usa sequenciamento de DNA para pesquisar covid grave em jovens

Redação

Deixe um comentário