Amazonas

Apae Manaus e Suframa fecham parceria para inclusão e captação de recursos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus), presidida por Ione Tôma, deu um importante passo em direção à ampliação de seu apoio institucional ao se reunir na quarta-feira, 19/2, com o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva. Durante o encontro, discutiram a realização de parcerias e a participação da Apae em eventos estratégicos, como o ESG (Environmental, Social and Governance), promovido pela Suframa e pelo Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), no dia 21 de março.

Entre os pontos destacados na reunião, que também teve a participação do secretário executivo da Suframa, Luiz Aguiar, e da gerente administrativa da Apae, Fabíola Benevenuto, foi o apoio da Suframa ao CarnaApae 2025, na busca de parceiros, que acontecerá no dia 8 de março, a partir das 17h30, na sede da instituição, localizada na avenida Ivanete Machado, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O evento visa arrecadar fundos para a Apae e promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, unindo diversão e solidariedade. A entrada é gratuita, mas quem quiser ajudar a Apae pode levar alimentos não perecíveis e adquirir também as mesas, que já estão à venda por R$ 50,00 cada, na sede da instituição.

“Recebemos a visita da presidente da Apae e aproveitamos esse momento em que a instituição fará um grande evento inclusivo no dia 8 de março, para convidá-los a participar também do nosso encontro, referente ao ESG, no dia 21 de março. São momentos que direcionam para o mesmo objetivo, que é fomentar as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Isso abrange também essas instituições, cujo papel é de grande importância para a sociedade, principalmente, em termos de inclusão social”, afirmou Bosco Saraiva.

“Ficamos muito agradecidos pelo convite para participar do evento ESG promovido pela Suframa e o Cieam. Será uma oportunidade valiosa para apresentar a realidade e os desafios da Apae Manaus diretamente às indústrias da Zona Franca de Manaus. Nosso objetivo é sensibilizar os empresários para a importância de contribuir com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Tenho certeza de que, juntos, podemos construir parcerias transformadoras e ampliar o impacto do nosso trabalho na comunidade”, destacou Ione Tôma.

Parcerias institucionais e captação de recursos

Ione Tôma, que assumiu a presidência da Apae Manaus em julho de 2022, tem se empenhado na revitalização financeira e administrativa da instituição. A gestão já conseguiu reorganizar as contas, parcelar dívidas e manter o atendimento a mais de 200 pessoas com idades entre 2 e 62 anos, mas ainda enfrenta uma fila de espera com mais de 100 pessoas.

Para atender essa demanda, Ione busca novos recursos financeiros e materiais por meio de parcerias com entidades como o Cieam, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, além de buscar apoio da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e representantes federais por meio de emendas parlamentares.

Outro objetivo é retomar o apoio da tradicional Barraca do Bixiga, fonte importante de recursos e suporte logístico para a instituição. “Queremos resgatar essa parceria para reforçar nossa capacidade de atendimento e retirar mais pessoas da fila de espera”, pontuou a presidente.

Nota Fiscal Amazonense e dedução fiscal

Uma das estratégias para captar mais recursos é a participação na campanha da Nota Fiscal Amazonense, promovida pelo Governo do Amazonas. Ao solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal em compras no estado, os consumidores participam de sorteios com prêmios de até R$ 50 mil e podem escolher a Apae Manaus como instituição beneficiária para receber 40% do valor do prêmio.

Para cadastrar a Apae como instituição de preferência, basta acessar o site oficial da Nota Fiscal Amazonense. Os recursos adicionais devem ajudar a instituição a ampliar suas instalações, contratar profissionais especializados e melhorar os serviços oferecidos às pessoas com deficiência.

Além disso, a Apae Manaus reforça a possibilidade de dedução fiscal para doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, uma vantagem pouco conhecida. A instituição está se cadastrando nos conselhos municipais e estaduais dos direitos da criança, adolescente e idoso para facilitar as doações dedutíveis no imposto de renda.

“Queremos que todos saibam que, além de ajudar a transformar vidas, há benefícios fiscais para quem doa. É uma maneira prática de fazer o bem”, reforçou Ione.

Reconhecimento e novas iniciativas

Durante a reunião com o superintendente Bosco Saraiva, Ione Tôma também fez questão de homenagear Delphina Aziz, ex-presidente da Apae Manaus e mãe do senador Omar Aziz. “Dona Delphina deixou um legado inspirador para todos nós, dedicando sua vida ao fortalecimento da instituição”, declarou.

Outro projeto em andamento é a nomeação de uma madrinha pública para a Apae Manaus. A ideia é atrair maior visibilidade e apoio para a causa, por meio de uma figura conhecida e atuante no campo social.

Como ajudar a Apae Manaus

Quem deseja contribuir para a nova fase da Apae Manaus pode fazer doações diretamente na instituição, por meio de transferências via PIX (CNPJ 04.216.628/0001-80) ou pelos canais específicos para dedução fiscal.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (92) 99282-8220 ou e-mail presidencia@apaemanaus.org.br.

A Apae Manaus, prestes a completar 52 anos de história, reforça que o apoio da sociedade é fundamental para continuar transformando vidas. “Estamos em constante luta para ampliar nosso atendimento e proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos assistidos. Contamos com cada cidadão para que possamos transformar mais vidas”, concluiu Ione Tôma.

*Com informações da Apae Manaus

Related posts

Ações da Operação Enchente 2022 terá Auxílio Estadual para 100 mil famílias afetadas pela cheia

Redação

Fluxo de passageiros no transporte rodoviário intermunicipal no Amazonas cresce 40% no mês de agosto

Redação

Na ExpoAmazônia Bio&TIC, FPFtech premia jovens programadores no Amazon Code Challenge

Redação

Deixe um comentário