A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus), presidida por Ione Tôma, deu um importante passo em direção à ampliação de seu apoio institucional ao se reunir na quarta-feira, 19/2, com o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva. Durante o encontro, discutiram a realização de parcerias e a participação da Apae em eventos estratégicos, como o ESG (Environmental, Social and Governance), promovido pela Suframa e pelo Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), no dia 21 de março.
Entre os pontos destacados na reunião, que também teve a participação do secretário executivo da Suframa, Luiz Aguiar, e da gerente administrativa da Apae, Fabíola Benevenuto, foi o apoio da Suframa ao CarnaApae 2025, na busca de parceiros, que acontecerá no dia 8 de março, a partir das 17h30, na sede da instituição, localizada na avenida Ivanete Machado, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O evento visa arrecadar fundos para a Apae e promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, unindo diversão e solidariedade. A entrada é gratuita, mas quem quiser ajudar a Apae pode levar alimentos não perecíveis e adquirir também as mesas, que já estão à venda por R$ 50,00 cada, na sede da instituição.
“Recebemos a visita da presidente da Apae e aproveitamos esse momento em que a instituição fará um grande evento inclusivo no dia 8 de março, para convidá-los a participar também do nosso encontro, referente ao ESG, no dia 21 de março. São momentos que direcionam para o mesmo objetivo, que é fomentar as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Isso abrange também essas instituições, cujo papel é de grande importância para a sociedade, principalmente, em termos de inclusão social”, afirmou Bosco Saraiva.
“Ficamos muito agradecidos pelo convite para participar do evento ESG promovido pela Suframa e o Cieam. Será uma oportunidade valiosa para apresentar a realidade e os desafios da Apae Manaus diretamente às indústrias da Zona Franca de Manaus. Nosso objetivo é sensibilizar os empresários para a importância de contribuir com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Tenho certeza de que, juntos, podemos construir parcerias transformadoras e ampliar o impacto do nosso trabalho na comunidade”, destacou Ione Tôma.
Parcerias institucionais e captação de recursos
Ione Tôma, que assumiu a presidência da Apae Manaus em julho de 2022, tem se empenhado na revitalização financeira e administrativa da instituição. A gestão já conseguiu reorganizar as contas, parcelar dívidas e manter o atendimento a mais de 200 pessoas com idades entre 2 e 62 anos, mas ainda enfrenta uma fila de espera com mais de 100 pessoas.
Para atender essa demanda, Ione busca novos recursos financeiros e materiais por meio de parcerias com entidades como o Cieam, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, além de buscar apoio da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e representantes federais por meio de emendas parlamentares.
Outro objetivo é retomar o apoio da tradicional Barraca do Bixiga, fonte importante de recursos e suporte logístico para a instituição. “Queremos resgatar essa parceria para reforçar nossa capacidade de atendimento e retirar mais pessoas da fila de espera”, pontuou a presidente.
Nota Fiscal Amazonense e dedução fiscal
Uma das estratégias para captar mais recursos é a participação na campanha da Nota Fiscal Amazonense, promovida pelo Governo do Amazonas. Ao solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal em compras no estado, os consumidores participam de sorteios com prêmios de até R$ 50 mil e podem escolher a Apae Manaus como instituição beneficiária para receber 40% do valor do prêmio.
Para cadastrar a Apae como instituição de preferência, basta acessar o site oficial da Nota Fiscal Amazonense. Os recursos adicionais devem ajudar a instituição a ampliar suas instalações, contratar profissionais especializados e melhorar os serviços oferecidos às pessoas com deficiência.
Além disso, a Apae Manaus reforça a possibilidade de dedução fiscal para doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, uma vantagem pouco conhecida. A instituição está se cadastrando nos conselhos municipais e estaduais dos direitos da criança, adolescente e idoso para facilitar as doações dedutíveis no imposto de renda.
“Queremos que todos saibam que, além de ajudar a transformar vidas, há benefícios fiscais para quem doa. É uma maneira prática de fazer o bem”, reforçou Ione.
Reconhecimento e novas iniciativas
Durante a reunião com o superintendente Bosco Saraiva, Ione Tôma também fez questão de homenagear Delphina Aziz, ex-presidente da Apae Manaus e mãe do senador Omar Aziz. “Dona Delphina deixou um legado inspirador para todos nós, dedicando sua vida ao fortalecimento da instituição”, declarou.
Outro projeto em andamento é a nomeação de uma madrinha pública para a Apae Manaus. A ideia é atrair maior visibilidade e apoio para a causa, por meio de uma figura conhecida e atuante no campo social.
Como ajudar a Apae Manaus
Quem deseja contribuir para a nova fase da Apae Manaus pode fazer doações diretamente na instituição, por meio de transferências via PIX (CNPJ 04.216.628/0001-80) ou pelos canais específicos para dedução fiscal.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (92) 99282-8220 ou e-mail presidencia@apaemanaus.org.br.
A Apae Manaus, prestes a completar 52 anos de história, reforça que o apoio da sociedade é fundamental para continuar transformando vidas. “Estamos em constante luta para ampliar nosso atendimento e proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos assistidos. Contamos com cada cidadão para que possamos transformar mais vidas”, concluiu Ione Tôma.
*Com informações da Apae Manaus