Texto e foto: Divulgação/Seap |
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Instituto da Mulher Dona Lindu, promoveu, nesta terça-feira (31/08), uma ação alusiva ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, para as internas dos regimes fechado e provisório e servidores da pasta.
A programação especial teve início pela manhã, no Centro de Detenção Feminino (CDF), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), onde as apenadas puderam assistir a uma palestra informativa, bem como participar de dinâmicas motivacionais e esclarecer mitos e verdades sobre a amamentação. Após isso, a ação alcançou os servidores na sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte da cidade.
Conforme a coordenadora da Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), que supervisionou todo o evento, Alyne Botelho, a ação visa reforçar a importância do leite materno. “Ao reservar um momento para estarmos trazendo à tona questões referentes a um assunto tão importante como esse, esperamos contribuir com a supervalorização dessa rica fonte de nutrientes e vida responsável pelo desenvolvimento saudável da criança e bem-estar da mãe”.
De acordo com a gerente de Enfermagem do Dona Lindu, Gracimar Fecury, a iniciativa foi essencial para esclarecer as dúvidas de como ajudar nesse processo. “No nosso encontro multiplicamos a sensibilização, o envolvimento e compromisso da Seap na promoção do aleitamento materno, e mostramos como todos podem de alguma forma ajudar nessa importante fase”.
Entre os pontos mencionados está a escuta e o acolhimento à mulher, o reconhecimento da importância da amamentação, o incentivo à prática e à doação do leite materno para os bebês prematuros, bem como de frascos de vidros e copos de shot para o armazenamento do alimento em UTIs neonatais.