Manaus Tecnologia

ABIPTI sob novo comando: posse do novo Conselho Diretor

Texto e foto: Divulgação/Assessoria |

O novo Conselho Diretor da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) tomou posse no dia 29 de julho na sede da entidade, localizada no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC). Eleito por meio de votação direta dos seus filiados em abril deste ano, o conselho é formado por um presidente e cinco vice-presidências que representam cada região do Brasil.

O Dr. Diego Menezes, da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC/BAHIANA DE MEDICINA), foi eleito presidente da ABIPTI. As vice-presidências regionais vão ser ocupadas por Alex Vallone, do IPT, representando a Região Sudeste; Carlos Eduardo Ribas, do LACTEC, representando a região Sul; André Tapajós, do FIT, representando a região Norte; Paulo do Eirado, do ITP, representando a Nordeste e Bruno Lamas, do CONSECTI, representando a região Centro-Oeste.

“Há 43 anos a ABIPTI contribui, significativamente, na representação das entidades públicas e privadas de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. Com atuação nas cinco regiões e 27 unidades da Federação, conseguimos protagonizar o fortalecimento do ecossistema de C,T&I do Brasil, bem como conectar os institutos às empresas, gerando esforços na busca sistemática pela inovação”, explicou Diego Menezes. “Trabalharemos de forma colegiada para ampliar as interações com os associados de forma qualificada e propositiva. Possuímos associados fortes e, que, acreditam no papel da ABIPTI desempenha para o País”, completou.

Para colocar o discurso em prática, Diego Menezes promete fazer missões para escutar presencialmente e conhecer a realidade de cada uma das cinco regiões após a posse. “Findamos um ciclo de planejamento estratégico da ABIPTI, agora caberá avaliarmos em que avançamos e, a partir daí, definirmos democraticamente o novo ciclo (2024-2029). Para tanto, precisaremos mapear as diferentes realidades dos nossos associados, considerando as assimetrias regionais, as áreas de atuação e, sobretudo, os diferentes níveis de maturidade das instituições. Nos encontramos em um momento muito propício para isso, pois estamos às vésperas da 5ª Conferência Nacional de C,T&I que, gerará, subsídio para a construção da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) do Governo Federal”, pontuou.

Outro ponto destacado na posse pelo presidente da ABIPTI foi a importância de ampliarmos a interlocução com as três esferas do poder, especialmente com o Executivo e o Legislativo, pois necessitamos aprimorar as políticas estaduais e nacionais de C,T&I, essenciais para o desenvolvimento contínuo do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

“Existem Estados que ainda estão em fase de regulamentação das suas políticas de inovação. O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um importante instrumento de política nacional, mas necessita ser revisitado e atualizado para atender às necessidades dos ICTs, o mesmo é extensivo a Lei do Bem e demais arcabouço legal de incentivo a inovação do Brasil”, explicou Diego Menezes.

O Conselho Diretor também não vai medir esforços para desenvolver parcerias estratégicas nacionais e internacionais que viabilizem a participação dos afiliados da ABIPTI nos principais fórum de discussões, comitês e eventos do setor de C,T&I. Neste ano, a associação já possibilitou a participação no Web Summit Rio, no IOTSWC em Barcelona, no IOTSCB em São Paulo, além de já ter conversas adiantadas para outros eventos importantes que devem ser anunciados em breve, bem como de parcerias para o acesso a fundos europeus, em especial com Portugal e a Espanha.

Related posts

Em candidatura independente, Maria do Carmo critica ‘apadrinhamento’ e troca de favores entre políticos

Redação

Em Manaus, idoso morre atropelado ao tentar atravessar Avenida Efigênio Salles

Redação

Amazonas confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Redação

Deixe um comentário