POLÍTICA – O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) esteve presente no lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um programa de que vai promover a democratização da inclusão digital e cidadania nas sociedades contemporâneas. O evento, coordenado pelo Governo Federal, garante o acesso a tecnologia e seu uso consciente nas escolas públicas de todo o país.
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas abrange seis eixos fundamentais, como a conectividade que assegura que todas as escolas públicas tenham acesso à internet de qualidade até 2026, abrangendo um total de 148 mil escolas.
Um dos desafios enfrentados especialmente no Amazonas, é a garantia de acesso à energia, banda larga, velocidade e qualidade da internet em todas as escolas, fazendo com que o governo invista diretamente R$ 6,5 bilhões de reais até 2026, de recursos federais e programas como PIEC, Fust, Aprender Conectado e Wi-Fi Brasil.
De acordo com o deputado Sidney Leite, que vem lutando para que as escolas do interior do Amazonas estejam conectadas, a universalização da tecnologia na educação pública depende da colaboração entre governo federal, estados, municípios e o Distrito Federal.
“A região amazônica enfrenta desafios ainda maiores devido ao isolamento e à falta de energia, especialmente nas escolas ribeirinhas e indígenas, e por isso é necessário o comprometimento de todos os gestores, estaduais e municipais, para o sucesso do programa e a consolidação da internet como uma ferramenta ativa na melhoria do ensino-aprendizado no Amazonas”, afirma.
O lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é mais um passo em direção à melhoria da qualidade da educação no Brasil e ao fortalecimento da inclusão digital em todas as regiões do país.
***Com informações de assessoria