Destaques Política

“Não é convicção é oportunismo”, diz Saullo Vianna sobre declaração do governador de Minas Gerais

POLÍTICA – O deputado federal Saullo Vianna (União) criticou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por uma fala em que ele defende “protagonismo” do Sul e do Sudeste. Para o parlamentar, as declarações pareceram mais oportunistas do que movidas por convicção genuína e ainda expressou preocupações sobre as possíveis consequências de uma retórica divisiva como essa.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada no sábado (5/8), Zema afirmou que os 7 Estados do Sul e do Sudeste se juntaram formalmente no Cossud (Consórcio Sul-Sudeste). Para ele, os Estados do Sul-Sudeste passam a ter mais peso agindo em grupo e isso foi comprovado com a análise da reforma tributária na Câmara.

Vianna sugeriu que a postura do governador pode estar ligada a aspirações de se tornar o herdeiro do movimento bolsonarista, especialmente diante da possível inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro para as eleições de 2026. *“Eu vejo a fala do governador Romeu Zema muito mais como oportunista do que por convicção do que estava falando”, afirmou o deputado federal.*

O parlamentar observou que o objetivo aparente de Zema em conquistar o voto bolsonarista e ampliar sua influência nas regiões sul e sudeste do Brasil parecia obscurecer a unidade de que o país tanto precisa. Ele também criticou a defesa de Zema por uma divisão regional, em particular a alegação de que o Norte e o Nordeste são beneficiados em detrimento do Sul e Sudeste. 

Saullo questionou essa visão, destacando a história recente do Brasil, como a crise financeira enfrentada por Minas Gerais em 2017-2018. “Durante esse período, o estado enfrentou dificuldades para cumprir suas obrigações financeiras, incluindo o pagamento dos servidores públicos. Foi o esforço coletivo de toda a nação, incluindo o Amazonas, facilitado pelo governo federal, que acabou ajudando a superar a crise”, explicou ele.

***Com informações de assessoria

Related posts

Royalties sobre produção de petróleo somaram valor recorde em 2021

Redação

Desfile em comemoração ao Bicentenário reúne multidão na Esplanada

Redação

Bolsa Universidade oferece mais de 30 mil bolsas de estudos para 2023, em Manaus

Redação

Deixe um comentário