Começa nesta quarta (17/9) a 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2025, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 12 anos. O evento, dedicado a apresentar o melhor do cinema nacional fora do eixo Rio-SP, em especial da Amazônia, vem se consolidando como vitrine da produção audiovisual nortista.
Na abertura, que começa às 20h, o público poderá assistir aos filmes “Dia dos Pais”, de Bernardo Ale Abinader, e “Enquanto O Céu Não Me Espera”, de Christiane Garcia.
O festival segue até domingo (21) com uma programação diversa que inclui: Três mostras competitivas: Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico; A mostra não-competitiva Olhinho, voltada ao público infantojuvenil; curtas e longas-metragens convidados; e atividades formativas como debates, oficinas e masterclasses no Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros e Galeria do Largo.
Um dos exemplos será o “Dia dos Pais”, curta-metragem do diretor e roteirista Bernardo Ale Abinader, que aborda difícil relação entre um pai e seu filho (estrelados por atores amazonenses Adanilo e Denis Lopes) numa Manaus coberta pela fumaça.
Já “Enquanto O Céu Não Me Espera”, da cineasta Christiane Garcia, é o longa que completa a noite de estreia. O filme tem como protagonista o ator Irandhir Santos, no papel de Vicente, um agricultor que luta para permanecer no sítio onde mora, mesmo com a cheia dos rios amazônicos. O filme teve estreia no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde concorreu em todas as categorias e recebeu elogios da crítica e do público.
Na quinta (18), acontece debate aberto ao público com os diretores dos dois filmes às 10h, na Galeria do Largo.
O Olhar do Norte também promoveu, na noite de terça (16), a primeira exibição em Manaus do filme “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho, escolhido do Brasil para disputar uma indicação ao Oscar no ano que vem.
O festival é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping, Rede Amazônica e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Números e impacto do Olhar do Norte
A edição de 2025 recebeu 832 filmes inscritos nas mostras competitivas. Ao longo de suas seis edições anteriores, o festival alcançou:
Mais de 5.200 pessoas presencialmente
Cerca de 9.000 espectadores online
Exibição de mais de 220 curtas
14 longas convidados
15 rodas de conversa
20 sessões de debate
14 oficinas e 10 masterclasses
A programação completa do Festival Olhar do Norte 2025 está no perfil do evento no Instagram (@olhardonorte).
*Com informações de Ivanildo Pereira, da Rede Onda Digital