O político mais estrategista do Amazonas começa suas movimentações públicas com dois anos de antecedência da sucessão estadual
Político mais estrategista em atividade no Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD) inicia neste fim de ano de 2024 sua mais longa campanha eleitoral.
Seu horizonte alcança 2026, a cadeira de governador do Amazonas, cargo que já ocupou entre 2010 e 2014.
Omar já se ocupa das movimentações com esse objetivo, porém, em planos restritos. Agora, no entanto, o parlamentar vai colocar o bloco nas ruas.
Ele parte a isso com uma série de entrevistas que começou a conceder na semana do Natal e as segue neste Fim de Ano.
Para 2025, o senador já tem viagens programadas ao interior do Amazonas para visitar os 61 municípios amazonenses no início de sua corrida. Assim, deixar Manaus, para um trabalho mais dedicado.
Capital, um capítulo à parte
Omar Aziz tem ciência de que seu projeto só terá êxito se reconsquistar a Capital, território que o bolsonarismo deixou hostil para ele.
Mais do que um embate ideóligico com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Omar foi o algoz que iniciou a derrota da direita em 2022. Para isso, usou a CPI da Pandemia para mostrar a aliança do governo de então com o vírus da Covid e revelar esquemas de corrupção na gestão da saúde do país.
Nesse confronto, ele quase perde o mandato de senador, porque Manaus, uma das principais fortalezas do bolsonarismo no Norte, lhe impôs uma acachapante derrota na capital.
Interior, capítulo de estratégia
Omar Aziz só não perdeu a representação no Congresso, porque foi salvo pelos 61 municípios do interior do Amazonas, que reverteram o placar de Manaus.
Mas foi aqui que o grande público do estado conheceu melhor o Omar que o meio político já conhecia, um excelente enxadrista.
Omar Aziz desenhou 2022 um ano antes, quando foi para o confronto aberto com Bolsonaro. De pronto, tinha ciência que seria derrotado em Manaus e que precisaria muito mais do interior.
Feições de experiência
Agora, Manaus passa a ser a dedicação de seu fazer político. Reconquistar a cidade onde fez sua trajetória de líder estudantil a governador e senador da República será seu desafio.
Pelo começo de suas movimentações é possível notar que Omar Aziz quer chegar em 2026 não somente com alianças políticas entrelaças, mas, também, apresentando-se com o perfil de governo que o Amazonas precisa para frente.
Nesse caso, Omar entrega suas capacidades de liderança, articulação, conciliação e experiência. Mas tudo isso com um peso maior, já que sua atuação no Senado lhe deu projeção e respeito nacional.
*Com informações do BNC Amazonas