Política

Maria do Carmo discute criação de políticas públicas para mulheres em bate-papo com empreendedoras de Manaus

Texto: Eros Sousa/Novo-AM |
Fotos: Dalton Souza/Novo-AM |

A convite do pré-candidato a vereador, Professor João Paulo (Novo), a pré-candidata a vice-prefeita de Manaus pela coligação PL-Novo, Maria do Carmo Seffair, conversou com mulheres do grupo Empodera em um restaurante na zona sul de Manaus, onde ouviu cases de sucesso e tratou da implementação de incentivos para a classe em Manaus. A reitora da Fametro também cumpriu agenda no lançamento da pré-candidatura a vereador do PL, Elisson Nunes.

“Eu e o Capitão Alberto Neto temos projetos para fomentar o empreendedorismo feminino em Manaus. O que queremos é criar formas para as pessoas sustentarem os seus próprios negócios, algo básico, mas que a gestão municipal não faz em Manaus. É preciso que alguém faça”, declarou Maria do Carmo, reforçando seu olhar para a capacitação e valorização da mulher.

O grupo Empodera foi criado em 2022 pelo pré-candidato a vereador pelo Novo, Professor João Paulo. A iniciativa visa criar um espaço de diálogo onde as empreendedoras de Manaus possam se ajudar. A iniciativa hoje já conta com 150 integrantes.

“A gente viu a necessidade desse espaço, de valorizar o poder da mulher, e percebemos que essa valorização viria a partir de uma conexão com as mulheres empreendedoras de Manaus. Foi para isso que criei o Empodera, para ser esse ambiente onde elas podem trocar experiências e se ajudar”, explicou o Professor João Paulo.

Uma das integrantes do projeto é a empreendedora Edineuza Freitas, dona de um pub na zona sul de Manaus, e que também está iniciando a carreira no ramo cultural. Edineuza explica que viu em Maria do Carmo segurança e autoridade com potencial para mudar Manaus.

“Eu não conhecia Maria, mas quando ouvi ela falando pela primeira vez sobre o seu negócio com tanta paixão, isso me encantou. A história dela é uma história de empoderamento feminino, e é um sonho nosso ter uma vice-prefeita que nos entenda e que vai lutar por projetos que podem beneficiar as mulheres de Manaus”, relatou Edineuza.

A história é a mesma para Ariane Fernandes, proprietária de uma loja de roupas em Manaus, que sonha com uma Manaus com menos taxas.

“Aqui em Manaus o empreendedor paga muitos impostos, isso afeta diretamente quem já tem um negócio, mas também quem pensa em abrir. Eu espero que uma nova gestão foque nessa questão, de isenções ao empreendedor para que ele se sinta confortável para tocar o seu negócio”, explicou Ariane.

Maria do Carmo também abordou o tema. A reitora da Fametro explicou que uma das suas prioridades para Manaus é justamente trazer esses incentivos com isenções para as empreendedoras.

“A gente sabe que a mulher tem o dom do empreendimento. É por isso que queremos criar essas isenções, como a de IPTU. Para quem está começando, queremos criar uma isenção do pagamento de Alvará por um tempo determinado, até o empreendedor conseguir se estabilizar. São essas políticas que vão permitir que Manaus se torne uma cidade confortável para quem sonha em abrir seu próprio negócio”, declarou a pré-candidata a vice-prefeita de Manaus.

PL e NOVO

Após o encontro, Maria do Carmo Seffair foi ao bairro Japim, zona sul de Manaus, onde participou do lançamento da pré-candidatura de Elisson Nunes, vereador pelo PL. Maria falou da necessidade de uma direita unida no pleito municipal deste ano.

“Estamos nessa união, uma soma, em busca de fazer de Manaus a cidade que a gente sonha em ter, mas que até hoje não tivemos”, declarou Maria do Carmo durante o evento.

No próximo dia 3 de agosto, o Novo e o PL realizarão uma convenção conjunta no Sesi Clube do Trabalhador, zona Leste de Manaus, onde serão apresentados os vereadores dos dois partidos e a oficialização da chapa ORDEM E PROGRESSO, com Capitão Alberto Neto como candidato a prefeito e Maria do Carmo como vice.

Related posts

Estados e municípios podem solicitar gratuidade no transporte público

Redação

PF ouve primeiros depoimentos sobre ataque na Terra Yanomami

Redação

STF pede informações sobre veículos que participaram de bloqueios

Redação

Deixe um comentário