Amazonas Destaques Manaus Política

Deputados federais do AM comentam sobre atos do 7 de Setembro

AMAZONAS – O Meio Dia com Jefferson Coronel repercutiu o dia seguinte ao feriado de 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, marcado por manifestações políticas em todo o país, com os deputados federais do Amazonas, Capitão Alberto Neto (Republicanos) e José Ricardo (PT). Pelo menos quatro manifestações aconteceram em Manaus. A maioria dos atos foi a favor do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado José Ricardo considerou inédito os atos espalhados pelo país, mas criticou os protestos encabeçados pelo presidente Jair Bolsonaro. “O próprio presidente e aliados que o apoiam, se manifestando publicamente de forma inconstitucional, no sentido de ameaçar as instituições que estão garantidas pela constituição. Pedindo intervenção militar, ameaçando o Supremo (Supremo Tribunal Federal), ameaçando o Congresso. A livre manifestação é um direito constitucional, mas você ameaçar. E a figura do presidente da república dá esse mal exemplo. É o que nós vimos ontem neste sete de setembro”, comentou.

O capitão Alberto Neto rebateu e disse que a população foi às ruas para dizer que não aceita nenhum tipo de ditadura, mas sim um país livre, democrático e que respeite as instituições. O parlamentar enfatizou as manifestações pró-Bolsonaro. “O povo foi às ruas, e então nós vimos as manifestações na Ponta Negra, na Paulista (Avenida Paulista – SP), no Centro, em Brasília, em cada canto desse país, dizer que o Brasil pertence aos brasileiros”.

Além do âncora do Meio Dia, Jefferson Coronel, o jornalista Gerson Severo e o cientista político Helso Ribeiro, também participaram do programa desta quarta-feira (8), e fizeram perguntas aos parlamentares sobre os atos. Helso questionou o deputado Alberto Neto sobre o comentário feito pelo presidente Jair Bolsonaro durante os atos, de que não vai obedecer as decisões do Ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Neto respondeu dizendo que o governo ver uma ‘ausência’ do Senado Federal em colocar em pauta o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, já solicitado pelo presidente da República. “A omissão do Senado tem sido um grande desastre para a democracia brasileira nesse tocante às decisões tiranas do STF”, pontuou.

O deputado José Ricardo também entrou no assunto após ser questionado pelo jornalista Severo, sobre os pedidos de impeachment contra o presidente Bolsonaro. O comentarista lembrou de análises de especialistas políticos de que o Partido dos Trabalhadores (PT) não demonstra interesse no impeachment do mandatário, pois visa uma possível disputa direta nas Eleições de 2022, entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

Ao que José Ricardo respondeu, que o PT defende o afastamento de Bolsonaro, mas que o ato depende do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, colocar em pauta algum dos quase 150 pedidos de impeachment contra o presidente.

Related posts

Em Comissão de Mudanças Climáticas, Sidney Leite destaca saúde indígena e integração da Amazônia

Redação

Tebet garante aumento do salário mínimo acima da inflação em 2024

Redação

PGR se manifesta a favor da soltura de Anderson Torres

Redação

Deixe um comentário