POLÍTICA – Relatório da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) foi aprovado em votação simbólica na comissão mista e considerou a sugestão do deputado Sidney Leite (PSD-AM), de incluir a Telessaúde como ferramenta complementar do programa.
O texto foi aprovado em votação simbólica em comissão mista do Congresso nesta 4ª feira (31.mai.2023), depois de pedido de vista coletiva na reunião anterior, na 3ª feira (30.mai). Agora, a MP segue para o plenário da Câmara. A medida perde a validade em 1º de agosto.
Com tamanhos continentais e uma alta demanda de profissionais da saúde, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) do Amazonas lutou para que a telemedicina foi incluída no texto final como forma de atender a população principalmente do interior do estado.
“Os recursos da telemedicina darão suporte e reduzirão as filas que hoje estão na atenção básica mas não se encerra nela e já é automaticamente encaminhada para a média complexidade e o texto promete aproximar especialistas da atenção básica em regiões como o Amazonas, teremos uma capacidade de resolutividade imensurável, descompressão da fila e por mim uma melhor prestação de serviço para a população”, afirma.
Outro ponto que chamou a atenção no texto final apresentado e que beneficia o Amazonas é a priorização de envio de médicos do programa, em áreas indígenas. Hoje o estado possui a maior população originária do país.
“Quero parabenizar a senadora Zenaide que é relatora e quero também agradecer por priorizar a população originária, a população indígena onde há um vazio, mas reconhecendo a necessidade de fixação de profissionais médicos nos distritos sanitários indígenas”, concluo Leite.
***Com informações da Agência Brasil