Destaques Política

Comissão aprova MP do Mais Médicos e inclui telemedicina

POLÍTICA – Relatório da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) foi aprovado em votação simbólica na comissão mista e considerou a sugestão do deputado Sidney Leite (PSD-AM), de incluir a Telessaúde como ferramenta complementar do programa. 

O texto foi aprovado em votação simbólica em comissão mista do Congresso nesta 4ª feira (31.mai.2023), depois de pedido de vista coletiva na reunião anterior, na 3ª feira (30.mai). Agora, a MP segue para o plenário da Câmara. A medida perde a validade em 1º de agosto.

Com tamanhos continentais e uma alta demanda de profissionais da saúde, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) do Amazonas lutou para que a telemedicina foi incluída no texto final como forma de atender a população principalmente do interior do estado.

“Os recursos da telemedicina darão suporte e reduzirão as filas que hoje estão na atenção básica mas não se encerra nela e já é automaticamente encaminhada para a média complexidade e o texto promete aproximar especialistas da atenção básica em regiões como o Amazonas, teremos uma capacidade de resolutividade imensurável, descompressão da fila e por mim uma melhor prestação de serviço para a população”, afirma.

Outro ponto que chamou a atenção no texto final apresentado e que beneficia o Amazonas é a priorização de envio de médicos do programa, em áreas indígenas. Hoje o estado possui a maior população originária do país. 

“Quero parabenizar a senadora Zenaide que é relatora e quero também agradecer por priorizar a população originária, a população indígena onde há um vazio, mas reconhecendo a necessidade de fixação de profissionais médicos nos distritos sanitários indígenas”, concluo Leite.

***Com informações da Agência Brasil

Related posts

Keno e Hulk marcam e Galo retoma caminho das vitórias no Brasileiro

Redação

Com emendas de Saullo Vianna, Manaus ganha nova unidade do Prato do Povo na Colônia Antônio Aleixo

Redação

Representação do PL quer invalidar votos de alguns modelos de urnas

Redação

Deixe um comentário