SAÚDE – O Carnaval é a época do ano que, em meio ao embalo da folia, come-se e bebe-se de tudo. Os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação nesse período.
Para quem deseja curtir os ensaios de blocos, festas de aquecimento e toda a folia que o Carnaval proporciona, sem perder o pique, a Nutricionista e docente da Wyden, Adriane Lemos, destaca que a hidratação é o fator essencial para evitar a famosa ressaca e também ajudar a manter energia e disposição na folia.
O consumo de bebida alcóolica auxilia na desidratação do organismo, assim, a hidratação, tão fundamental no dia a dia, se torna indispensável em tempos de grandes desgastes físicos. “A hidratação deve acontecer antes, durante e principalmente pós-festa, alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água é eficaz para aliviar os efeitos colaterais dos exageros. Além da água, sucos de frutas naturais e água de coco são boas opções”, afirma.
Segundo a nutricionista, a alimentação equilibrada é a estratégia apropriada para ajudar o corpo a ficar disposto na festança. Certos alimentos podem ajudar ainda mais a manter o organismo funcionando bem. O importante é não ficar longos períodos em jejum, e realizar ao menos as refeições principais, como o café da manhã, almoço e jantar. “A alimentação deve ser diversificada, prefira alimentos de origem vegetal como frutas, verduras e legumes, evite os excessos, principalmente os alimentos ultraprocessados, com muita gordura, açúcares e sal”, explica.
Por fim, a nutricionista faz um alerta para quem opte ou precise fazer refeições fora de casa: para ter uma alimentação mais saudável, faça substituições inteligentes, troque refeições mais gordurosas por refeições mais leves. Preferir os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Os vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de ajudar na hidratação do organismo favorece o funcionamento do intestino, conclui.
***Com informações de assessoria