Manaus (AM) – Entre janeiro e dezembro de 2025, a emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário (CPP) no Amazonas atingiu a 23.152 documentos. Os quantitativo foi contabilizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão responsável pelos serviços.
Do total se serviços realizados, o instituto realizou 17.105 renovações e 6.047 emissões de documentos. Já entre os municípios com maior destaque em relação à renovação e emissão de CPP’s estão: Iranduba, com 1.059; e Rio Preto da Eva, com um total de 857. Juntos, as três cidades representaram 14,26% de toda emissão e renovação de CPPs no Estado.
Na avaliação da diretora-presidente o Idam, Eliane Ferreira, o desempenho é reflexo do instituto em atuar na regularização dos trabalhadores rurais.“Além disso, a documentação em dia é o básico para assegurar ao trabalhador os seus direitos. Sendo assim, levar serviços de emissão e renovação de CPP e de outros documentos, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), representa a base do trabalho do Idam como órgão público de extensão rural”, destacou
Dezembro de 2025
Somente no último mês de 2025, o Instituto emitiu e renovou 1.938 cartões. O resultado é 55,6% superior ao registrado em novembro, conforme o Idam.
O CPP é um documento rural com validade no Amazonas. O documento garante aos trabalhadores rurais uma série de benefícios, que vão do desconto na aquisição de insumos e implementos agrícolas, acesso a crédito e políticas públicas