Manaus (AM) – As articulações do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições deste ano, que acontecem em 4 de outubro, estão a todo vapor e uma das orientações é que o partido esteja unido no Amazonas. A intenção é atrair o eleitorado para reeleger o presidente Lula, além de conquistar ‘cadeiras’ no Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Em entrevista ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel desta quinta-feira (08.01), o vereador José Ricardo (PT) disse que a recomendação foi feita pela cúpula da sigla, durante reunião, que aconteceu no mês de dezembro, em Brasília. “O PT nacional solicitou que o partido no Amazonas esteja alinhado para traçar estratégias, que são a reeleição do presidente Lula e as eleições para senador, deputado estadual e deputado federal”, informou.
Questionado pelo jornalista Jefferson Coronel se estaria na disputa eleitoral deste ano, José Ricardo, atualmente vereador em Manaus, disse que vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal. “Estou pré-candidato a deputado federal. É assim que o PT está me colocando a nível nacional”, pontuou.
Governo do Amazonas
Nas eleições deste ano, também haverá votação para o Governo do Amazonas e o PT não deverá ter candidato próprio, pelo que deu entender vereador José Ricardo. “Não houve sinalização de nomes, mas se o partido fechar aliança com o Partido Social Democrático (PSD) e o Omar (Aziz) estiver lá, ele deverá ser o candidato apoiado”, projetou.
Atualmente senador, Aziz já anunciou a pré-candidatura ao Governo do Amazonas. Até o momento, a única pré-candidata que já oficializou o interesse em concorrer com o senador é a professora Maria do Carmo (PL), porém, também há especulações em relação ao prefeito e vice-prefeito de Manaus, David almeida e Tadeu de Souza, respetivamente.
Texto: Richard Rodrigues