Autazes (AM) – Nesta semana, o município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) recebe o projeto ‘Novo Olhar’, que deve beneficiar 220 pacientes com cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio (carne crescida). A ação, que visa contribuir para a redução da fila do Sisreg e a ampliação do acesso à saúde ocular no interior do Amazonas, iniciou na última segunda-feira (05/01) e é viabilizada por meio de emenda parlamentar de R$ 300 mil destinada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL).
De acordo com o deputado, a ação garante dignidade de pessoas que aguardavam há anos pela oportunidade de voltar a enxergar com qualidade. “Tudo isso só é possível graças a essa parceria de sucesso com o prefeito Thomé Neto, que conhece meu trabalho desde antes da vida política e sabe do meu compromisso permanente em servir à população”, ressaltou.
Durante a abertura do mutirão, prefeito Thomé Neto destacou a parceria e o compromisso do parlamentar com o município. “O deputado Delegado Péricles será sempre muito bem-vindo à nossa cidade. Ele conhece nossa realidade, então, aqui fica nosso sentimento de gratidão. Pois sempre que bato na porta do seu gabinete para pedir pelo nosso povo, ele nos recebe com muita atenção”, afirmou.
Entre os pacientes beneficiados, a dona de casa Alcinete de Souza, de 58 anos, relatou a expectativa pela realização do procedimento. “É uma coisa que tô precisando, pois não estou quase enxergando nada. Essa cirurgia vai ser uma benção de Deus, porque não tenho dinheiro e, no meu caso, somente cirurgia. E tenho que fazer as cirurgias nos dois olhos”, disse.
Outro beneficiado é Gabriel Viana da Costa, de 44 anos, que aguardava o procedimento há anos. “Eu estava na fila de cirurgia por um bom tempo e, graças a Deus, ele trouxe essas cirurgias. Eu aguardava há uns três anos e isso estava me prejudicando até no meu trabalho”, relatou.
Cuidado da Mulher
Além do mutirão oftalmológico, Delegado Péricles também destinou mais R$ 300 mil em emendas parlamentares para a realização do mutirão Cuidado da Mulher, voltado a atendimentos ginecológicos, com previsão de acontecer em março de 2026 no município.