O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira ,8, que as comemorações de Natal no país serão antecipadas para 1º de outubro. Está é a segunda vez consecutiva em que Maduro antecipa as festas natalinas.
O anúncio de Nicolás aconteceu em uma transmissão na emissora de televisão estatal VTV, em seu programa. Como justificativa, o mandatário afirmou que tomou esta decisão porque os venezuelanos “estão constantemente em busca de felicidade”.
“Com alegria, comércio, atividade, cultura, canções natalinas, gaitas… É a maneira de defender a felicidade, o direito à felicidade, o direito à alegria. Ninguém e nada neste mundo tirará nosso direito à felicidade, à vida e à alegria”, afirmou Maduro.
Esta é a quarta vez em que Nicolás Maduro antecipa o Natal, sendo a segunda consecutiva. No ano passado, o Natal na Venezuela também começou em 1º de outubro. Ele também antecipou o Natal em 2020, na pandemia, e em 2013, ano em que assumiu o poder.
Alguns especialistas apontaram que a medida poderia ser uma tentativa de distração, enquanto o governo prendia opositores que contestavam o resultado das eleições presidenciais.
A decisão de Nicolás acontece em meio à tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Oito navios da Marinha dos EUA estão atracados em áreas próximas ao país. De acordo com a Reuters, sete estão no Caribe e um no Oceano Pacífico. O governo doa EUA justifica a ação como parte de uma operação contra o narcoterrorismo.
*Com informações do portal Terra