O ex-prefeito de Autazes, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM), Andresson Cavalcante (União Brasil), revelou, durante o programa Meio Dia com Jefferson Coronel desta quarta-feira (3), na TV Onda Digital, que um movimento de ex-gestores municipais montou um grupo com 12 nomes que serão candidatos a deputado no próximo ano. O objetivo é formar uma bancada municipalista na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)
“Há um consenso entre nós para fechar com estes 12 nomes que serão colocados a disposição do eleitor do Amazonas, principalmente do interior. São ex-prefeitos como Júnior Leite (Maués), Frederico Júnior (Novo Airão), Claudenor Pontes, o “Sabugo” (Urucurituba), David Bemeguy, de Benjamin Constant, entre outros”, contou Andresson.
O ex-prefeito de Autazes garantiu também que não será candidato a nada em 2026 e, por isso, estará livre para trabalhar pela formação dessa chapa de ex-prefeitos. O objetivo, ele reforça, é eleger entre três e quatro deles, formando uma bancada que possa defender os interesses da população do interior.
“Inicialmente nós seríamos 25 ex-prefeitos candidatos a deputado no ano que vem, mas ai iríamos pulverizar muito os votos. Decidimos focar nestes 12 nomes”, completou.
Busca de partido é o desafio de ex-prefeitos
Os ex-prefeitos de municípios do interior lançados candidatos a deputado estadual pelo movimento municipalista estão, atualmente, espalhado por diversos partidos e mobilizado em torno de várias lideranças, como a do governador Wilson Lima, que é presidente da nova Federação União Progressista; e os senadores e pré-candidatos em 2026 Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).
Conforme Andresson Cavalccante, a idéia dos integrantes deste movimento é trabalhar para chegar a uma boa composição partidária, inclusive tentanndo montar a nominata em um partido único
A atual composição da Aleam é predominantemente formada por polítiicos de Manas, não tendo um único ex-prefeito de municípios do interior. Apesar disso, dentre os 24 deputados estaduais alguns são oriundos do interior e eleitos con as bençãos dos então dirigentes dos municípios. São os casos de:
Daniel Almeida, irmão do prefeito de Manaus, David Almeiida;
Cristiano D´Angelo, irmão do ex-prefeito de Manacapuru Beto D´Angelo;
Thiago Abrahim, filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim;
Doutora Mayara Pinheiro, filha do prefeito de Coari, Adail Pinheiro;
Mayra Dias, esposa do ex-prefeito de Parintins Frank Bi Garcia;
Carlinhos Bessa, integrante de uma tradicional família de político de Tefé.
*Com informações do repórter Gerson Severo da Rede Onda Digital