Reafirmando seu compromisso, o apoio e a colaboração na proteção dos povos originários de sua área de responsabilidade, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva intensificou, em 2024, a sua atuação junto às comunidades indígenas, em ações singulares e integradas, que garantiram a assistência, segurança e, acima de tudo, fortaleceram sua cultura.
A Brigada das Missões reconhece a importância dos povos indígenas na construção da identidade nacional e no cumprimento de suas missões na região amazônica, contando com cerca de 15% militares indígenas em seu efetivo de recrutas, demonstrando o respeito e a valorização da presença indígena no Exército Brasileiro.

No ano passado, foram realizadas visitas à 25 aldeias, com Ações Cívico-Sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e suporte logístico às populações que vivem em diversas regiões, incluindo as de difícil acesso. Mais de 10.200 indígenas foram beneficiados por essas iniciativas, que reforçam a integração com tais comunidades tradicionais, sempre respeitando seus costumes e características.
Além das ações humanitárias, a 16ª Bda Inf Sl tem um papel fundamental no apoio à proteção dos territórios indígenas contra crimes ambientais e invasões ilegais, junto com os demais órgãos que tratam do assunto, assegurando que possam viver com segurança em suas terras ancestrais.
A presença militar na Amazônia não só fortalece a soberania nacional, mas também contribui para a defesa dos direitos e da cultura dos nossos povos originários.
🔰 Exército presente, povos indígenas protegidos.
*Com informações da assessoria