O bate-boca começou depois de Zelensky acusar Putin de não ter a intenção verdadeira de acabar com o conflito
Os presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, levantaram a voz e trocaram farpas em reunião nesta sexta-feira, 28, no Salão Oval da Casa Branca. Depois da tensão, a coletiva que seria dada à imprensa em conjunto pelos presidentes foi cancelada.
Trump chegou a dar um ultimato: “Faça um acordo ou estamos fora”. “Se sairmos, vocês terão que lutar, mas não têm as cartas na mão”, acrescentou.
Além disso, acusou Zelensky de estar “jogando” com a 3º Guerra Mundial. “Você não está numa posição muito boa agora”, ressaltou Trump.
Zelensky começou o encontro mostrando a Trump imagens de atrocidades da guerra. Depois, afirmou que qualquer força de paz europeia enviada após um acordo de cessar-fogo precisaria de um respaldo de segurança dos EUA. “Isso é crucial, é sobre isso que queremos falar”, disse Zelensky. O presidente americano tem sido cauteloso ao oferecer garantias de segurança.
Na sequência, Zelensky chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “assassino” e acrescentou que não deve haver “concessões” a ele.
Já Trump respondeu que o tom adotado pelo ucraniano não estaria ajudando nas negociações. “Você não está sendo nada grato. Isso não é algo agradável. Vai ser muito difícil” negociar assim, acrescentou.
O vice-presidente JD Vance, que também estava no Salão Oval, acusou Zelensky de ser “desrespeitoso”. “Você já disse ‘obrigado’ uma vez?” perguntou Vance a Zelensky.
*Com informações do Correio do Povo