Internacional

Incêndio atinge aeroporto de Londres e causa caos na aviação local

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo, anunciou o fechamento total nesta sexta-feira (21/3) após uma queda de energia gerada por um incêndio em uma subestação elétrica na região.

A medida visa garantir a segurança de passageiros e funcionários, conforme comunicado oficial. O aeroporto permanecerá fechado até as 23h59.

O incêndio

O incêndio aconteceu em uma subestação elétrica localizada em Hayes, no oeste de Londres, e mobilizou 70 bombeiros e dez caminhões para conter as chamas. O Corpo de Bombeiros de Londres informou que o fogo foi controlado após algumas horas, mas equipes permanecerão no local ao longo do dia para apurar a causa e garantir a segurança. Cerca de 150 pessoas foram evacuadas, e um cordão de isolamento de 200 metros foi estabelecido como precaução.

Heathrow no escuro

A queda de energia afetou não só o aeroporto, mas também subúrbios vizinhos, como Hayes e Hounslow, deixando mais de 16 mil residências sem luz, segundo a Scottish and Southern Electricity Networks.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram o aeroporto quase completamente no escuro. Passageiros foram orientados a não viajar para o local e a contatar suas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre seus voos.

Com o fechamento do aeroporto, estima-se que mais de 1.300 voos sejam cancelados, afetando milhares de passageiros. O site FlightRadar24 reportou que 1.351 voos de/para Heathrow foram impactados diretamente, sem contar os voos já desviados ou com atrasos. A Cirium, empresa de análise do setor aéreo, calculou que mais de 145 mil passageiros podem ser prejudicados.

Importância de Heathrow

Heathrow é um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo. Em 2024, recebeu um recorde de 83,9 milhões de passageiros, e em janeiro de 2025, registrou uma média de 200 mil passageiros por dia. Atualmente, o aeroporto opera com cinco terminais abertos ao público e serve como ponto de partida para mais de 180 destinos em 90 países.

O incêndio que provocou o fechamento temporário do aeroporto é um evento raro, mas com impactos significativos na operação de um dos principais centros de transporte aéreo do planeta. A causa do fogo continua sendo investigada.

*Com informações da Onda Digital

Related posts

Coreia do Norte lança míssil balístico a partir de sistema ferroviário

Redação

Grécia começa a avaliar danos após semana de incêndios devastadores

Redação

Malala Yousafzai pede que líderes mundiais adotem ação no Afeganistão

Redação

Deixe um comentário