Amazonas Cidade Destaques Economia

Grupo Chibatão aponta solução inovadora para minimizar impactos da estiagem na Amazônia em 2024

AMAZONAS – O Porto Chibatão está se preparando para enfrentar os desafios da estiagem na região amazônica em 2024 com uma iniciativa inovadora e colaborativa. Em parceria com a Marinha do Brasil, Cieam, DNIT, Antaq, Sedect, Receita Federal, Praticagens e Suframa, a operação busca minimizar os impactos da baixa do rio Amazonas, proporcionando soluções logísticas eficientes de forma segura e antecipada.
A operação consiste na instalação de um píer flutuante provisório na Enseada do Rio Madeira, com dimensões de 180 metros de comprimento por 24 metros de largura. Seus objetivos incluem o alívio do calado dos navios na operação de transbordo, permitindo que sigam navegando até o Porto de Manaus, e a transferência eficiente da carga para balsas, caso não haja profundidade suficiente para a navegação até Manaus.
Em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (24), no Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), o coordenador da Comissão Cieam de Logística, Augusto César Rocha ressaltou a ação de liderança que vem sendo feita pelo Chibatão, desde março deste ano, quando em conjunto com a  Marinha e Praticagem solicitou serviços de batimetria onde ficou atestado que o nível do rio na Enseada do Madeira e no Tabocal, regiões cruciais para navegação no estado, apresentam mais de 2 metros abaixo do que no mesmo período de 2023, ano em que foi registrado a pior seca no Amazonas. 
“A Amazônia, há muito tempo, vem sendo negligenciada pelo poder público na questão da infraestrutura. O que estamos apresentando aqui é uma solução para evitar um novo prejuízo econômico para indústria e comércio que tivemos em 2023, onde registramos mais de R$ 1,4 bilhão de custos excessivos por conta seca severa. O píer provisório é um plano que vai dar certo, e o Chibatão, mais uma vez entra de novo na liderança de forma audaciosa para enfrentar os problemas de logística”, observou. 

Para o coordenador da Comissão Cieam de Comércio e Exterior, Celiomar Gomes essa iniciativa passa segurança para os clientes, em especial, aos que realizam operações internacionais. “O que está sendo proposto, com a instalação desse píer provisório, ameniza a dor do Polo Industrial de Manaus. Não é uma operação de risco e isso, sem dúvida, passa segurança para as operações e o mercado internacional”, ressaltou. 

De acordo com o Diretor Executivo do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, a Amazônia é o único lugar do mundo a operar com píers flutuantes, fator que  imprime a credibilidade de se realizar a instalação do porto provisório, com parte da estrutura já existente, no local onde os navios vão chegar no período da seca. 
“Estiagem não é algo novo, sempre tivemos dificuldades e não podemos permitir que o que aconteceu em 2023, quando os navios deixaram de passar, volte a acontecer. Nos antecipamos a um possível problema, e no dia 16 de abril, entregamos ao DNIT, em Brasília, relatório que aponta de forma bem clara que em 2024, a seca pode ser pior que a seca do ano passado. A instalação do píer provisório nos dá uma alternativa, que se soma a ação da dragagem esperada nas regiões do Tabocal e Enseada do Madeira”, explicou. 
Píer provisório
O píer estará em funcionamento de setembro a dezembro de 2024, cobrindo o período crítico da estiagem na região. No local, a atracação e desatracação dos navios serão realizadas exclusivamente durante o dia, com assistência de rebocadores azimutais para manobrar os navios garantindo segurança em todas as operações. 
Essa iniciativa da Gestão Corporativa do Grupo Chibatão representa uma resposta proativa e colaborativa para os desafios logísticos enfrentados durante a estiagem na Amazônia, destacando a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas para garantir o abastecimento e a integridade das operações na região.

***Com informações de assessoria

Related posts

Projetos de Lei de Saullo Vianna buscam disciplinar conteúdos de Inteligência Artificial na internet para proteção de usuários

Redação

ONG de Manaus abre inscrições gratuitas para Colônia de Férias

Redação

Real digital reduzirá ainda mais uso de dinheiro em papel

Redação

Deixe um comentário