Destaques Manaus Saúde

Em Manaus, campanha de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação é prorrogada até 30 de setembro

SAÚDE – A Prefeitura de Manaus prorrogou, até o dia 30/9, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade contra diversas doenças imunopreveníveis.

A campanha teve início no dia 8/8 deste ano e estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, 9/9. Os pais e responsáveis devem levar seus filhos à sala de vacina mais próxima de sua casa, portando documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação, essencial para que as equipes avaliem a situação vacinal dos pequenos.

“Nós temos mais de 170 salas de vacina à disposição da população, mas foi observada uma baixa adesão dos pais, principalmente para imunização contra a poliomielite, em todo o país. Por isso, o ministério prorrogou esse prazo até 30 de setembro, para dar mais oportunidade aos pais e mães que não puderam comparecer no mês passado, para que eles busquem nossos vacinadores e protejam seus filhos”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A Semsa oferta 171 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade, que funcionam em horários estratégicos. A lista com endereços e horários de cada unidade pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Dados

O chefe do Núcleo da Rede de Frio e Sistemas de Informação de Imunização da Semsa, Danyel Marques, informou que o Ministério da Saúde incluiu na campanha de imunização contra a poliomielite crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. A meta é vacinar 95% do público estimado em 141.140 crianças.

“Até a última terça-feira, 6 de setembro, as salas de vacina de Manaus registraram aplicação de 58.778 doses, o que representa cerca de 41% do público estimado. Os dados são do SMV (Sistema Municipal de Vacinação), que repassa os números ao Ministério da Saúde”, explica Danyel, ressaltando que a vacina contra a poliomielite continua sendo ofertada para crianças menores de um ano de idade, mas o Ministério da Saúde não incluiu esse público no sistema oficial para registro de doses aplicadas na campanha deste ano.

Em relação à multivacinação, não há meta pré-estipulada, mas o objetivo é atualizar o esquema vacinal de crianças de seis meses a adolescentes menores de 15 anos com os 18 imunizantes do calendário básico, voltados a esse público. Até o dia 6, foram aplicadas 68.617 doses em Manaus.

***Com informações de assessoria

Related posts

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

Redação

Quatro anos após incêndio, Museu Nacional apresenta fachada restaurada

Redação

Exposição “Aquarelando Manaus”, de Sebastiaan Klink, abre temporada no espaço cultural da Faculdade Santa Teresa

Redação

Deixe um comentário